UTFPR traz de volta a Ponta Grossa o concerto ‘Rock ao piano’

Por Giulia Savi e Renato Valenga

O concerto ‘Rock ao Piano’ voltou a Ponta Grossa e desta vez teve um cenário diferente. A apresentação do pianista curitibano Bruno Hrabovsky aconteceu na capela da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na noite de sexta-feira (6), em duas sessões.

A UTFPR trouxe o evento como parte do novo projeto de extensão da Universidade, ‘Noites de Cultura’. Thiago Prado, professor da UTFPR, foi quem teve a ideia de criar o projeto. “O ‘Noites de Cultura’ tem como objetivo trazer talentos da região e de fora daqui para se apresentar dentro da universidade, não só com apresentações musicais, mas também teatrais”, explica Thiago.

Bruno Hrabovsky foi o primeiro a se apresentar no projeto ‘Noites de Cultura’. Ele diz que é sempre bom voltar a Ponta Grossa. “Gosto de tocar aqui porque foi o primeiro lugar que toquei fora de Curitiba. Meu pai mora aqui e insistiu muito pra que eu viesse tocar em Ponta Grossa”, conta.

Segundo ele, além do público novo que aparece a cada apresentação, as pessoas sempre voltam para assistir novamente. “O público de Ponta Grossa é muito variado, mas a presença dos jovens é muito forte. Sempre que venho, sou recebido com muito carinho”, relata o pianista.

Bruno observa também que a iniciativa de trazer atividades culturais para dentro da Universidade é muito importante. “As pessoas estão acomodadas hoje em dia e acabam não consumindo cultura. Por isso é bacana quando as instituições estimulam e viabilizam o acesso a essas atividades”.

Além do ‘Noites de Cultura’, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná também traz, como forma de incentivo à cultura, o ‘Festival de Cinema’, que acontece uma vez por ano. “O projeto não foi muito bem divulgado, mas por culpa nossa mesmo, já que é tudo muito corrido. Esse ano, em comemoração aos 10 anos da Universidade, o tema do evento foi ‘Ciência e Tecnologia’, mas daqui pra frente, pretendemos trazer temas diferenciados”, diz Marcos Cesar Verges, presidente da Comissão de Cultura do campus UTFPR.

Marcela Kloth, que estuda Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, avalia positivamente a realização de eventos dentro da universidade, como Rock ao Piano. “O campus da UTFPR é formado basicamente por alunos da área de Exatas, ou seja, é difícil presenciarmos eventos como esse. É legal a iniciativa da universidade de trazer esses talentos para se apresentarem aqui dentro, porque acaba trazendo mais cultura para cá”, afirma Marcela.

O repertório do pianista trouxe 12 músicas que exploravam desde o estilo romântico até canções que falam sobre vícios e suicídio. Com acordes que variam do suave até a verdadeira representação do hard rock, Bruno lotou a capela da UTFPR, com cerca de 180 pessoas presentes em cada sessão.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário