‘O Feio’ e ‘Lá na Lua’ são os grandes premiados do 43º Fenata

Por Fernanda Penteado e Gabriela Clair

Durante oito dias, o 43º Festival Nacional de Teatro (Fenata) levou teatro para diversos espaços da cidade. Praças, teatros, universidade, escolas, asilos, creches e instituições receberam as mostras: teatro de rua, para crianças, de bonecos, adulto, às dez em cena, especial e a mostra paralela SESC. O encerramento do festival aconteceu na noite de ontem, dia 14, no Cine-Teatro Ópera, com a comédia musical ‘Concerto em Ri Maior’ da Cia dos Palhaços de Curitiba/PR, e divulgação das peças premiadas.

O espetáculo da Cia dos Palhaços integrou a programação de teatro adulto, mas não participou da mostra competitiva. O musical comemora 10 anos em 2015, e é composto por jogos de improvisação e música. Dois palhaços estão em cena, um é o maestro Wilson Chevchenco, que realiza um concerto homenageando sua origem russa, o outro é seu amigo, Sarrafo, que o auxilia nas traduções, pois Wilson não fala português. A comédia agradou o público, que interagia e dava muitas risadas durante todo o espetáculo com os palhaços.

Alguns momentos em especial chamaram a atenção do público. As crianças Enzo e Alessandra Thomé, de 8 anos e 4 anos, respectivamente, ganharam a atenção dos palhaços e do próprio público com suas risadas fervorosas durante o espetáculo. Alessandra subiu ao palco no colo de um dos palhaços, num momento de descontração em que ele fingiu que a levaria para longe para poder continuar o espetáculo sem as risadas da menina. “Não foi nem um pouco legal. Eu fiquei bem quietinha lá no canto”, conta. No entanto, em meio a risos de sua família, a menina explica que não ficou com medo, o palhaço falou que voltaria para buscá-la.

Manoel Canlofski, de 61 anos, foi um dos convidados a subir ao palco para participar de uma canção com os palhaços. “Foi uma interação muito boa, os dois artistas são sensacionais, me deixaram a vontade”, conta Manoel. Ele também assistiu ao espetáculo “O Feio”, na quarta-feira, o grande premiado do Fenata. “Foi muito boa a peça, foi maravilhosa, sensacional e todos os adjetivos bons possíveis. Quero ver de novo”, afirma.

‘O Feio’ do grupo Ato Cia Cênica, de Porto Alegre, levou sete troféus para o Rio Grande do Sul, entre eles o de melhor espetáculo, melhor atriz coadjuvante, melhor iluminação, melhor sonoplastia. O sexto e sétimo troféus vieram da categoria melhor ator coadjuvante, na qual os dois atores indicados do grupo empataram e foram premiados. A peça integrou a Mostra Competitiva de Teatro Adulto.

Na outra mostra competitiva, a de Teatro para Crianças, a peça mais premiada, com quatro troféus, foi ‘Lá na Lua’, da Cia Dionisos Teatro, de Joinville (SC). Ela foi premiada nas categorias: melhor texto original, melhor sonoplastia, melhor direção e melhor ator.

Vinícius Ferreira, do grupo Dionisos, conta que o espetáculo infantil, que estreou ano passado, conta algumas de suas histórias junto com  canções, e que ele foi pensado, inicialmente, para ir as escolas. No entanto, pela boa recepção do público o grupo conseguiu levar a peça para alguns festivais.  “Sabemos que os prêmios não são a parte mais importante de um festival, o importante é o contato e a troca de mensagens que acontece, mas ficamos muito felizes por ganhar os prêmios”, explica.

Mostra Não-Competitiva

– Melhor Espetáculo de Rua:  Nau dos Desterrados – Grupo Cia de 2 (São José dos Campos/ SP)

– Melhor Espetáculo de Bonecos: Iara O Encanto das Águas – Grupo Cia Lumiato (Brasília/ DF)

– Melhor Espetáculo Mostra Às Dez em Cena: Árvores Abatidas ou para Luís Melo – Grupo Marcos Damaceno Cia de Teatro (Curitiba/ PR)