O ‘Fantástico Natal de Bento’ acende o espírito natalino em Castro

Por Renato Valenga

O Espetáculo ‘O Fantástico Natal de Bento’ chega à oitava edição na cidade de Castro. Cerca de 150 crianças e adolescentes, alunos das oficinas da Diretoria de Cultura, participam da encenação natalina que envolve cenas de teatro e coreografias de dança.

O tema desse ano, ‘O Segredo do Presente Perfeito’, conta a história do já conhecido Bento em uma aventura de Natal. O menino, que vai para a Terra Encantada conhecer a fábrica de presentes do Papai Noel, acaba sendo sequestrado por três bruxas que se autodenominam “Malvadas”.

Enquanto isso, o duende em treinamento chega à fábrica para tentar ocupar a vaga disponível. Entre bordões engraçados e uma presença de palco marcante, o personagem, interpretado pelo estudante Mateus Ribeiro, ganha o público já nas primeiras cenas. O duende em treinamento, com sua graduação na Universidade de ‘Tapeuer’, ajuda a detetive contratada pelos duendes a encontrar as bruxas que sequestraram o Papai Noel e o Bento.

Entre transições de cena os grupos de dança, que se dividem em bonecas de neve, duendes, soldadinhos, floresta encantada e Mamães Noel, trazem uma transformação nas cenas que encantam os espectadores e complementam a história, ressaltando a importância do espírito natalino.

A professora de teatro e uma das produtoras do espetáculo, Caroline Hampf Kachinski, conta que não é fácil fazer a dramaturgia de uma história em que alguns fatos e personagens precisam se repetir todo ano. “Tem que ter o Bento, o Papai Noel e alguns personagens da dança acontecendo todo ano, ou seja, não é fácil fazer uma história que possui um roteiro novo, mantendo alguns fatos e personagens”, relata. Segundo Caroline, o grande objetivo dos produtores é fazer com que o espírito de Natal renasça durante a história.

A professora afirma que é um grande desafio, para o Núcleo de Ação Cultura do espetáculo, amarrar toda a história com os grupos de dança. “Fazemos o espetáculo com recurso de patrocínio e da Prefeitura. No ano passado recebemos um investimento e trocamos figurinos e cenário, mas como esse recurso não veio com a mesma generosidade nesse ano, a gente teve que manter alguns figurinos e personagens”, ressalta.

Caroline destaca também do papel social das oficinas, que, segundo ela, são responsáveis por canalizar a energia dos jovens, que poderiam estar usando essa disposição em outras coisas, que nem sempre são boas. “Nosso objetivo é esse, que o jovem venha e aprenda sobre seu próprio corpo e que isso ajude na vida cotidiana dele. E com esse primeiro contato, os alunos das oficinas acabam criando uma visão sobre os espetáculos teatrais e isso gera uma formação de público cultural na cidade”, termina.

A aluna da oficina de teatro há quatro anos, Marcela Bugdol, que foi a detetive na trama, afirma que a qualidade técnica do espetáculo aumentou. “A partir da metade do ano, a Diretoria se concentra apenas na criação e execução do espetáculo, e os ensaios bem frequentes ajudam para que o produto final fique bem gratificante”, conta.

A professora Edemara Iank, que assiste ao espetáculo há anos, comenta o desenvolvimento do grupo. “Eu acho interessante esse trabalho que é desenvolvido com as crianças ao longo do ano. É maravilhoso assistir a esse espetáculo que aumenta a qualidade a cada ano”, diz. O ‘Fantástico Natal de Bento’ faz parte do roteiro natalino ‘Sonhos de Natal’ e, segundo a Diretora de Cultura, Gisele Coradassi, atrai tanto o público de Castro, quanto de cidades da região.

O espetáculo é uma realização da Diretoria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Castro e recebe o apoio da ACECASTRO. As sessões continuam nos dias 10, 13, 15, 17 e 20, às 20h, e os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Bento Mossurunga a um custo de 12 reais (inteira) e 6 reais (meia).

Nenhum comentário

Adicione seu comentário