Palhaça bailarina envolve crianças no universo circense

Por Ana Luisa Vaguetti, Barbara Popadiuk e Jéssica Gradin

A peça “Valentina, a palhaça bailarina”, apresentada pelo Grupo de Teatro Paré, é uma brincadeira de circo. A história envolve o equilibrista Lalo e a bailarina Valentina, que decidem testar as habilidades circenses. Entre malabares, magias e acrobacias, os personagens conseguem interagir com o público e trazer convidados ao palco.

A quinta apresentação do ‘Festival Teatro e Circo em Festa 2016’ aconteceu na última quinta-feira, às 20h, no auditório ‘B’ do Cine-Teatro Ópera e contou com uma plateia participativa. O público era, em grande parte, formado por crianças. “A peça foi muito legal, gostei do botão que controlava as luzes”, expressa o menino Rodrigo, que participou de uma das cenas de mágica da apresentação.

O Grupo de Teatro Paré surgiu em agosto de 2014 com o objetivo de montar peças que revelam aspectos da cultura paranaense. Exclusivamente neste espetáculo, houve uma parceria com a Escola Viva Mais Circo, que proporcionou aulas aos atores e forneceu o material usado. “Já havíamos feito peça dramática, pensamos em diversificar. Juntamos o teatro com circo e comédia”, aponta a protagonista da peça, Ana Baldani. O roteiro foi criado por Roberto Siemieniaco, também protagonista. A apresentação acontece no improviso, pois, para Ana, o palhaço não existe sozinho, é uma reação do público.

A realização do Festival é uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura e do Sesc e busca incentivar os grupos artísticos da região. “A Fundação não cobra o aluguel do Cine Teatro e colabora com a divulgação das apresentações”, afirma o assessor de imprensa da Fundação Cultura, Eduardo Godoy. Para a espectadora Juliana Bittencourt, é muito importante prestigiar os eventos culturais da cidade. Juliana trouxe os filhos de 3 e 5 anos, que frequentam a Escola Viva Mais Circo, para terem contato com essa arte.

Programação

O Festival continua com apresentações às 20h no Cine-Teatro Ópera até sábado (09/04). O evento recebe o grupo curitibano Cia Senhas de Teatro com a peça “Delicadas Embalagens”, com entrada franca. O encerramento se dá com a peça “Rir e Refletir”, do grupo Teatral Unidev. Os ingressos custam R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia entrada.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário