Estação Arte recebe exposição sobre paisagens culturais locais

Por Jéssica Gradin e William Clarindo

A Estação Arte recebe a exposição “Paisagens Culturais de Nossa Região”, uma coletiva de artistas ponta-grossenses. A mostra foi inaugurada no dia 5 de maio. Ela faz parte da 14ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Já é a quarta semana que o Setor de Artes Visuais participa. A atuação é possível pelo acervo da Estação Arte, o que o caracterizaria como museu. O espaço conta com mais de 270 obras na reserva.

A abertura contou, principalmente, com a presença dos artistas que integram a exposição. Segundo o assessor artístico da Estação, Ari Corione, a visitação do público tem sido razoável, apesar de ser menos do que o esperado. Para ele, isso se deve à falta de reconhecimento da população do espaço como público. “É comum o questionamento se precisa pagar antes de entrar”, conta o assessor.

Corione recorda, de quando, anexo ao Centro de Cultura, colocou um cavalete anunciando uma exposição da Estação Arte no meio da calçada. O episódio fez as pessoas lerem a placa que deixava claro que a entrada era gratuita.

De acordo com o assessor artístico, uma exceção é a visitação de escolas nas exposições. Ele cita o exemplo de uma mostra sobre a era pré-histórica que teve mais de mil visitantes. A demanda era tão grande que alguns colégios não conseguiram visitá-la, devido ao limite periódico da exposição.

A coletiva conta com pinturas, fotografias e esculturas de Zunir Andrade, Marcelo Schimaneski, Sebastião Natálio e Peterson Strack. No total, 29 artistas, todos cadastrados na Fundação Municipal de Cultura, e contribuíram com suas obras, que estão à venda. A divulgação se deu, em maioria, pela internet, pelo site do IBRAM. Localmente, se deu pela agenda cultural da cidade.

A chefe da divisão de Artes Visuais, Mariângela Digiovanni, serviu como curadora e organizadora da exposição. Ela enfatiza que “as pessoas tem medo de entrar em uma galeria pois acham que tem muito a entender”. Mariângela citou Dr. Álvaro Rocha, o único crítico artístico da cidade, já falecido: “você olha a obra e ou você gosta ou você não gosta”.

Mariângela salienta que esta é a primeira vez que as obras de Peterson Strack são expostas. Strack contribuiu com seis fotos de cenários paranaenses. Os outros artistas que fazem parte da galeria são conhecidos localmente.

A Estação inaugurará nesta segunda-feira (16) uma exposição com obras de 11 artistas, como parte da semana Bruno e Maria Enei, que ficará em uma plataforma elevada do edifício. “Paisagens Culturais de Nossa Região” ficará exposta até o dia 31 de maio.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário