Com clássico de Chaplin, Tela Alternativa discute questões trabalhistas

Por Gabriel Miguel, Julio César Prado e William Clarindo

Em 2005, o projeto Tela Alternativa foi criado com o intuito de oferecer gratuitamente à população um espaço de cultura e debate, com a veiculação de filmes clássicos que abordam diferentes temáticas. As apresentações dos filmes, seguidas de debates, estão estruturadas em blocos temáticos, que são definidos previamente pelo grupo organizador, liderado pelo professor Antônio José Teixeira. Os critérios para seleção dos filmes são atualidade, assuntos acadêmicos e linguagem literária.

“O mundo do trabalho foi escolhido como tema, devido ao atual momento político-econômico do nosso país, em que muitos trabalhadores encontram dificuldades”, diz o coordenador. “Tempos Modernos”, de 1936, clássico de Charles Chaplin, é um filme com toque de humor do grande intérprete, que conta a história de um operário de uma fábrica, que começa a ter colapsos devido ao trabalho excessivo, quase inumano, e é levado a um hospício para que possa se recuperar. Enquanto isso, uma moça, órfã de mãe e sem emprego, realiza pequenos furtos para se alimentar. Após a morte do pai em uma manifestação, dois policiais vão buscá-la para adoção, mas a moça foge.

Charles tenta mudar de vida, mas acaba se envolvendo numa confusão: é tomado como líder comunista envolvido na greve que está para acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado, encontra a bela moça que fugiu da adoção e se entrega para polícia, no lugar dela. Os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. Eles acabam constituindo um casal, que se envolve ainda em muitas confusões, mas que busca a todo momento a felicidade, apesar das dificuldades pelo caminho.

O debate sucessivo ao filme é pautado em como o humor se torna uma ferramenta que facilita o entendimento do público e sem banalizar, quando crítico, faz as pessoas refletirem sobre assuntos sérios. Também trata sobre como os trabalhadores se tornam vítimas de um sistema de trabalho, em uma crítica evidente ao capitalismo. É mencionada ainda, durante o debate, a relação de exploração no mundo trabalhista, desde a década de 1930 até os dias atuais. Orlando Cwiertnia, professor aposentado pela UEPG, conta que os filmes que assistiu, desde que começou a frequentar o projeto, há cinco anos, não possuem apenas a função de entretenimento, mas trazem também importantes mensagens sociais. Para ele, ”Tempos Modernos” é a prova de que a história se repete. “O contexto de crise econômica e lutas trabalhistas presente no longa se assemelha à atual realidade político-social no Brasil e, assim, reforça a importância de um filme tão antigo e que ao mesmo tempo é atual”.

O coordenador do Tela Alternativa ressalta a importância do projeto na cidade ao possibilitar que pessoas que não tiveram a oportunidade de ver clássicos tenham a chance de frequentar um cinema que não é comercial, que oferece uma conversa pós filme e aborda questões relevantes, compartilhando sentimentos, críticas e conhecimento sobre cinema.

O projeto acontece toda terça-feira, no Cine Teatro Ópera, às 19h30, no auditório B, com entrada gratuita.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário