Por Daniel Schneider
O Centro de Cultura foi palco do concerto de piano Viaggio in Italia, do músico Newton Schner Júnior. A apresentação, na noite do último sábado, dia 21, fez parte da 30ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei.
O evento também marcou o lançamento do CD do músico, de mesmo nome do concerto. A apresentação foi a primeira deste trabalho feita no Brasil. O pianista já havia feito oito concertos na Europa antes de retornar ao país.
Antes de iniciar uma música, o pianista falava brevemente sobre ela, traduzindo o nome (apenas duas, das dez tocadas, eram português) e explicava de onde veio a inspiração para composição. Durante o concerto, Schner Júnior aproveitou para homenagear nomes da cultura ponta-grossense e amigos próximos já falecidos.
Representantes de Pedro Ruta, Hélio Ferreira, Arthur Krause, Genoveva Paczkowski e Matteo Domenico Di Giorgio receberam uma placa com a frase “A figura, o exemplo e o legado destas pessoas foram recordados com carinho por familiares, amigos e admiradores da comunidade princesinha”.
A ideia da homenagem surgiu da convivência que o pianista tem com os filhos dos homenageados e com os próprios homenageados. “Pela música ter essa coisa sentimental, ela propicia as lembranças”, disse o músico.
Filho de um dos homenageados da noite, Augusto Bach Ferreira revela que conheceu o pianista quando fazia aulas de alemão (Schner Júnior também é professor) e que a homenagem é fruto da admiração que o músico tem pela figura de seu pai e por sempre contar histórias que envolviam a figura paterna.
Nenhum comentário