A Paróquia Santo Antônio, no Jardim Carvalho, realizou nos dias 11 e 12 sua tradicional festa junina para seu santo padroeiro, Santo Antônio. As festividades tiveram início posteriormente à missa noturna do sábado e continuaram durante o Dia dos Namorados.
A festa disponibilizou comidas e bebidas tradicionais, como pastel, doces, pipoca, quentão e o bolo de Santo Antônio. O “arraiá” da paróquia também contou com barracas de jogos, clássicos das festividades, como pescaria e tiro ao alvo. A comunidade dividiu as responsabilidades e os turnos para atender as barracas.
O grupo de jovens, por exemplo, ficou responsável pelas barracas de jogos. Jhully Caroline, coordenadora do grupo, frisou que os jovens sempre se dispõem a ajudar nas atividades da igreja. A arrecadação dos prêmios também foi responsabilidade do grupo, por meio de rifas e patrocínios. Além das barracas dos jogos, os jovens também aceitaram a tarefa de decorar o salão para a festa.
Uma barraca, que estava sob a responsabilidade dos integrantes da catequese da paróquia, encarregou-se de oferecer alguns tradicionalismos da festa, como a venda de pipoca, a caixa surpresa e o correio elegante. A cozinha foi comandada pelas “senhorinhas” da paróquia, que prepararam o almoço, os pastéis e o tradicional bolo de Santo Antônio, com os santinhos espalhados.
O ápice da festa veio com o “bingão”, cujo o prêmio era uma moto. Além do grande prêmio, os bingos ofereceram itens como edredons, moletons, cestas de presente e até mesmo quantias em dinheiro. A cartela custava R$ 2,00 e contemplava quatro itens individuais. Carlos Bonin Cunha, que anunciou os bingos, também leiloou alguns dos prêmios ao público presente.
A paroquiana Nilsia Jean Renaud não ficou de fora do bingão, embora não tenha conquistado o prêmio. Renaud, que comumente frequenta a Capela Santa Lucia, esteve na festa junina da paróquia pela primeira vez. “Lá a gente conhece todo mundo”, a fiel comenta, destacando as diferenças entre a festa na Santo Antônio e a festa junina da sua comunidade.
Várias festas, juninas e julinas, acontecem nas próximas semanas na cidade, em paróquias, escolas e entidades sociais.
Nenhum comentário