por Jéssica Santos e Keren Bonfim
Subjetividade e fantasia, estes são os sentimentos que predominam em “Meus Devaneios”, primeiro livro de poesias da escritora pontagrossense Michele Pupo. A obra foi lançado neste domingo, 15, no Centro de Cultura de Ponta Grossa. O evento aconteceu a partir das 14h e contou com a presença de amigos e familiares da escritora, além de três declamações feitas pelas suas alunas.
Desde criança, Michele teve contato com os livros devido ao incentivo familiar pela leitura. O seu pai teve um papel fundamental na formação da escritora. “Sempre fui um leitor ávido, lia para ela e seu irmão. Agora, sinto como se eu tivesse sido um exemplo para minha filha”, afirma Eliomar Pupo. A literatura foi o que mais despertou o interesse da pequena Michele. “Como Michele ficava sozinha e eu trabalhava, levava todos os dias livros de literatura emprestados da biblioteca, tanto é que seu nome sempre constava na lista de empréstimos”, diz Sueli, mãe da autora.
“Meus Devaneios” tem o objetivo de mergulhar no universo cotidiano. A autora, além de buscar inspirações em alguns escritores, como Clarice Lispector, também retrata em seus poemas momentos pessoais e vivências coletivas.“Escrevo a qualquer hora e local, até de madrugada e tenho sempre comigo um bloco de notas”, conta Michele. Em seu livro, há poemas para todos os públicos, mas principalmente para os adultos.
Sem deixar o lirismo de lado, Michele explica que seus autores favoritos eram como super-herois ou deuses e não se imagina longe do mundo literário. Para ela, o lançamento do livro é um sonho ainda não realizado, já que a sensação permeia à fantasia.
Para Letícia Teixeira, presente no evento, é importante as pessoas terem contato com escritores pontagrossenses e como isso é emocionante.
Durante o evento, os poemas declamados foram “Adeus”, “Mi Maior e Mi Menor” e “Fotografia”, todos de autoria da Michele, afora poemas de outros escritores, como Carlos Drummond de Andrade. Logo após a apresentação, ela autografou alguns livros para os fãs e serviu um coquetel em comemoração ao lançamento.
A escritora também mantém um blog com o mesmo nome de seu livro, no qual o leitor pode ter mais contato com textos de Michele e conhecer mais um pouco sobre a vida dela.
Nenhum comentário