por Hellen Bizerra e Colaboração: Anna Flávia Maluf e Gabrielle Rumor Koster
Primeiro de maio se aproxima e, além de descasar no feriado, os ponta-grossenses terão outras opções. No Dia Internacional do Trabalho começa na cidade a Flicampos 2012 (Festival Literário Internacional dos Campos Gerais) que traz em sua programação palestras de autores, exposições de livros, discussões sobre os mais variados temas, contação de histórias, exposições de arte, oficinas e show da cantora Maria Gadu no Centro de Eventos.
O evento retoma a Feira do Livro de Ponta Grossa que não acontecia desde 2004. Lucélia de Cassia Clarindo participou das feiras anteriores (2002, 2003 e 2004) e afirma que ainda há um distanciamento da população com a cultura, mas destaca que a importância da iniciativa está justamente nesse aspecto: “Ela [a feira] encurta o distanciamento. A política cultural não pode parar”.
Segundo o professor de literatura e membro do Conselho de Cultura da cidade, Bruno Scuissiatto, a organização da 4ª Feira do Livro de Ponta Grossa esteve a cargo de várias entidades, como o próprio Conselho de Cultura, as livrarias da cidade, algumas empresas particulares, a UEPG e a Secretaria de Cultura e Turismo. Bruno destaca que muitos dos livros apresentados no evento logo estarão à disposição das pessoas na biblioteca municipal e afirma que a feira não deve se restringir ao campo comercial. “Feira literária é para formar leitores, não apenas vender livros”, ressalta.
A livreira Lucília Ester Tramontin teve livros expostos nas edições passadas da feira e relata que as expectativas para este ano são altas. “Estamos com falta de espaço para expositores, porque nós tivemos a adesão de muitas editoras”, conta. Segundo a comerciante, estão confirmadas a participação das editoras Cortez, FTD, Vozes, Saraiva, Editora e livrarias UEPG, Sebo e Espaço Cultura, Livraria Universo da Leitura, Livrarias Curitiba e Livraria GGPEL.
A 4ª Feira do Livro de Ponta Grossa acontece de 1º a 06 de maio no Complexo Ambiental e a abertura do evento ocorre nesta terça-feira, às 14 horas. Como afirma o professor Bruno, “quem sabe caminhar pela feira não é esbarrar em algum autor e bater um bom papo”.
Confira a programação completa da Flicampos no site http://www.flicampos.com.br/
Nenhum comentário