A importância da poesia e literatura infantil

por Gabrielle Rumor Koster e Crystian Kühl

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, assim Almir Correia inicia sua fala, na palestra da Flicampos, na sexta-feira (04/04), às 15 horas. O ponta-grossense, professor do curso de letras da UTFPR – Curitiba e escritor, falou sobre poema visual e como as palavras e imagens se complementam.

Almir usa como referência nomes como o de Arnaldo Antunes, e suas publicações visam o público infantil (Pequeno Cidadão). O escritor explica a importância da literatura infantil na composição do pensamento das crianças de hoje. “O poema pode ser cantado, musicado, desenhado”, fala Almir. Ele destaca, ainda, o uso do humor na construção de histórias infantis, visto que, para ele o humor é o que desconstrói um mundo e constrói outro.

O escritor brinca com figuras de linguagem e com novos formatos para os livros, como por exemplo em ‘O blog do sapo Frog’, ele interage com a platéia e faz a leitura de trechos de suas obras (Poeminha da manhã, O trem de Manuel). Ele sorteia livros e traz questões ao público presente.

Almir se formou em Letras na UEPG, na época, ele já escrevia algumas histórias, que ele afirma até ter jogado fora. Ele afirma que ao decorrer do curso, começou a escrever contos e poemas, com os quais participava de concursos e ganhou diversas menções e prêmios por eles. Mesmo com várias obras para o público infantil, onde o mercado é mais aberto, o escritor diz que iniciou a carreira literária com livros para adultos.

“Sempre acompanho o que o pessoal está escrevendo sobre literatura infantil”, diz Almir sobre o que lê. Possui livros que, apesar de terem sido concebidos para as crianças, no decorrer da escrita tomam um rumo diferente e não ficam tão infantis. Almir conta que, provavelmente, no final do ano lançará o livro “Um menino no reino de Pasárgada”, a ideia inicial foi inspirada na obra de Manuel Bandeira: “Vou-me embora para Pasárgada”, mas com uma leitura totalmente diferente.

Cirillo Barbisan, organizador do evento fala que a palestra é voltada ao público infantil e àqueles que trabalham com crianças. Cirillo afirma que foi feita uma grande divulgação pelo site da Flicampos e avisos nas escolas, e a frequencia do público foi maior que a aguardada. Professores como Silvestre Alves, do ensino médio, e Osneia Ferreira, do ensino fundamental, compareceram à palestra. Osneia afirma que foi à palestra porque alguns de seus alunos estão envolvidos em projetos da feira e ela tem apresso pelo escritor. Silvestre diz que a linguagem abordada por Almir, em suas obras, é de grande ajuda como material complementar, tanto no ensino aos alunos do fundamental, como do médio.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário