Monólogo com críticas feministas encerra o Festival de Teatro e Circo

O Monólogo “Para não morrer” fechou o Festival de Teatro e Circo em Festa de 2018, na última sexta-feira (13), com discurso feminista, alinhado aos últimos acontecimentos ligados a feminicídio e a história de luta das mulheres. A peça é estrelada e dirigida por Nena Inoue, que interpreta uma anciã que conta  histórias sobre mulheres que foram vítimas de feminicídio, dando ênfase às latinos-americanas que sofreram do crime, assim como faz o livro que inspirou a peça – “Mulheres” de Eduardo Galeano.

        “Eu queria que as pessoas se contaminassem dessas histórias de mulheres da resistência, da luta, que deram sua vida por essa causa, pela liberdade, pela justiça”. enfatiza Inoue.  Isso é evidente durante a peça, em que percebemos que lembrar é resistir, e vemos diversas histórias sendo contadas em uma só voz.

        Inoue foi vencedora do Troféu Gralha Azul – premiação paranaense para a classe artística teatral – de 2017 na categoria de melhor atriz por esse papel. Nena participa do Circuito SESC, assim como três atrações do Circuito que passaram pelo Festival. O monólogo segue no Circuito por Cascavel, Maringá e Paranavaí. A atriz encerrou o Festival com um debate sobre o tema do monólogo, sua carreira de 40 anos de teatro, a peça e suas partes técnicas. O debate durou cerca de 30 minutos e contou com ampla participação do público.

O Festival de Teatro e Circo em Festa de 2018 recebeu dez atrações na programação do Cine-Teatro Ópera e três atrações de rua, organizadas pela Fundação Municipal de Cultura e o SESC.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content