Na noite desta terça-feira (17), segundo dia da 19ª Conferência de Cultura de Ponta Grossa, o debate para atualizar o Plano Municipal de Cultura foi realizado no espaço da Biblioteca Municipal Prof. Bruno Enei, diferente da programação oficial, que previa o evento no Conservatório Maestro Paulino.
A conferência deste ano tem como objetivo reunir sugestões e avaliar diretrizes anteriores do Plano Municipal de Cultura, aprovado na Conferência de 2017, para organizar as políticas de incentivo e execução das atividades culturais destinadas a determinados setores como Artes Visuais, Artes Cênicas, Artes Populares, Cine-Foto-Vídeo, Literatura, Música, Gerais e o novo setor criado neste ano, Patrimônio Cultural.
Um dos organizadores do evento, o diretor de Ação Cultural da Prefeitura de Ponta Grossa, Cirilo Barbisan, enfatiza a urgência de se debater os setores culturais da cidade.“O Plano Municipal de Cultura é algo bastante amplo, a discussão das setoriais são essenciais para definir as prioridades que serão tomadas na área da cultura daqui pra frente”, observa.
Durante as discussões dos setores, abertas ao público com participação dos representantes de cada área, foram levantadas algumas questões pertinentes ao segmento, como a retomada do Festival Literário dos Campos Gerais (11 a 14 de junho), que será realizado em conjunto com o Festival Nacional de Contação de Histórias, a efetivação da parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e o Teatro Guaíra, a realização da Feira do Livro com prioridade para editoras em geral, avaliação negativa do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) sobre as possibilidades de exposição em condomínios e residenciais (sugestão antiga do Plano Municipal de Cultura) e garantia dos desfiles de carnaval na cidade, acrescentando o diálogo prometido com os blocos de carnaval.
No final do evento, foram decididos os homenageados da cultura local que receberão um troféu e um certificado de reconhecimento, durante a Semana da Cultura Bruno e Maria Enei, pelo trabalho desenvolvido em determinado setor cultural.
A 19ª Conferência de Cultura segue nesta quarta (18), às 19h30, no Centro de Música Conservatório Maestro Paulino, com discussões sobre a profissão de artista e as decisões federais ADPF 183 e 293 determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A convidada da noite é a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões (SATED) do Paraná, Elaine Berger.
Nenhum comentário