“O Teorema” (1968), do consagrado diretor italiano Pier Paolo Pasolini, foi exibido na noite deste sábado (19) no palco B do Cine Teatro Ópera, na terceira edição do Projeto Fissura neste ano. Em parceria com a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o curso de Filosofia da Faculdade Sant’Ana promove o Fissura há quatro anos com o objetivo de exibir filmes e promover o debate sobre as produções.
O Projeto nasceu a partir de um grupo de estudos sobre o filósofo Deleuze e sua pesquisa cinematográfica. “Veio a ideia de criar um projeto de cinema pra unir as duas coisas, tanto o estudo, quanto também o mundo cinematográfico”, relata Alfredo Döll Neto, integrante do projeto.
A discussão acerca do filme ocorre após seu término, no debate. Várias visões diferentes sobre o filme são expostas pela plateia. O debate é feito sem qualquer direcionamento específico, segundo Ramon Mendes isso é muito importante para se captar a opinião real e livre daqueles que assistiram. São comentadas cenas, planos de gravação e referências de outros filmes. “A gente tenta não falar tanto, não fazer tanta intervenção para deixar o público participar, para pegar as impressões das pessoas, até como fonte de pesquisa”, explica Ramon, integrante do projeto, ao demarcar o diferencial do Projeto Fissura.
“Eu acho importante essa abertura, que a gente não vê no dia a dia. Todas as pessoas que assistem a um filme e gostam se sentem tentadas a comentar sobre ele”, observa Alfredo Döll Neto sobre a oportunidade do debate.
O próximo filme do projeto será exibido no dia 8 junho, às 16 horas, no Cine-Teatro Ópera. “Gosto de Cereja”, um filme iraniano do diretor Abbas Kiarostami, tem como tema o suicídio. O projeto é um espaço para quem gosta de filmes e debates cinematográficos e garante certificado para os participantes.
Nenhum comentário