Um pouco de música (e hábitos culturais) para todos em Ponta Grossa

As práticas artísticas desenvolvidas no conservatório Maestro Paulino, de Ponta Grossa, possibilitam que moradores da cidade aprendam um pouco mais sobre música. Os professores do Conservatório, com liberdade na escolha do tema relacionado a um instrumento, apresentam recitais comentados ou seminários de forma mais simples, buscando ampliar o acesso à música e contribuir na formação de público. As dicas vão desde como se comportar em uma apresentação musical até conceitos técnicos de cada instrumento utilizado.

Os alunos da instituição são os principais componentes da platéia, pois também precisam formar a carga horária mínima de 25 presenças artísticas ao ano, participando de eventos na área. “Queremos mostrar ao aluno que não bastam as aulas em sala. É necessário aprender também a apreciar a música”, explica o coordenador das práticas artísticas, Douglas Passoni.

Na quarta-feira (28/09/2011), às 17h30, o Centro de Cultura de Ponta Grossa foi palco de mais uma das práticas artísticas. Pouco menos de uma hora foi o tempo necessário para o professor Vinicius Fabri contar a história do piano e seu desenvolvimento como instrumento. Para isso, Fabri tocou obras de compositores como Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart e Fryderyk Franciszek Chopin.

As práticas ocorrem com regularidade. Mas, por não ter dias determinados na semana, é necessário acompanhar a agenda cultural da cidade (http://www.culturaplural.com.br/agenda), que informa as datas e locais dos eventos.

Reportagem de Karina Chichanoski

Nenhum comentário