Ciclo comemorativo ‘50 anos de Maio de 1968’ inicia com mostra de documentário

Ao longo do mês de junho, estão programadas diversas atividades que integram o ciclo comemorativo “50 anos de Maio de 1968”. Nesta segunda-feira (4) tem início a mostra de documentários “Um ano que dura cinco décadas”, que prevê exibição e debate de produções audiovisuais alusivas aos movimentos sociais que marcaram o período.

“Matanza de Tlatelolco”, produzido no México em 2008 por Matias Gueiburt, é o primeiro documentário da mostra, que acontece às 19 horas na sala A-17 do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As memórias do massacre ocorrido em 2 de outubro de 1968 na Praça das Três Culturas na Cidade do México são apresentadas por meio de relatos e imagens de quem participou do movimento social organizado por estudantes. A repressão ao movimento que lutava por mudanças democráticas no país, maior liberdade política e igualdade social resultou em um número ainda desconhecido de vítimas, entre mortos e desaparecidos. Após o genocídio ocorrido no México, o movimento se dissolveu e foi praticamente apagado da história política do país.

A mostra, organizada pelo projeto Cultura Plural, prevê a realização de quatro sessões em diferentes espaços da cidade. Além do Campus Central da UEPG, onde também será exibido o filme “Quartier Latin” (França, 1972) no próximo dia 8, estão programadas as apresentações de “Calabouço, 1968 – um tiro no coração do Brasil” (Brasil, 2014) no Colégio Estadual Dr. Epaminondas Novaes Ricas, em data a ser confirmada, e o documentário “68” (França, 2008) no auditório das Faculdades Santana no dia 14 de junho.

O ciclo comemorativo “50 anos de Maio de 1968” é promovido pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) Jornalismo, PPGEstudos da Linguagem, PPG Educação, Agência de Jornalismo (UEPG) e Faculdade Santana, com apoio do PPG Ciências Sociais Aplicadas, PPG História e Cultura Plural. Todas as atividades do evento são gratuitas e dão direito a certificado de carga horária.

A programação completa do evento pode ser conferida pelo sitehttps://maiode1968.wixsite.com/50anose pela página no facebookhttps://www.facebook.com/events/1113791152092531/.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário