Exibição do documentário “68” rememora dimensão internacional dos movimentos

A mostra de documentários promovida pelo projeto de extensão Cultura Plural, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, exibiu nesta quinta-feira, às 19 horas, no auditório da faculdade Sant‘Ana, o documentário “68”. O evento faz parte do Ciclo comemorativo 50 anos de Maio de 1968 e tem como objetivo rememorar essa data tão importante na história. Mais do que relatar o contexto da época, os documentários exibidos promoveram reflexões sobre o tema.

Produzido pelo diretor Patrick Rotman na França em 2008, “68” relaciona maio de 1968 em diferentes locais ao redor do mundo. O documentário retrata a guerra do Vietnã, a luta dos estudantes na França e a mobilização dos operários até que De Gaulle deixasse o poder, a morte de Martin Luther King, a Guerra fria, o Partido Socialista. Um recorte com imagens reais em diferentes culturas e os impactos que os movimentos causaram em seus países de origem.

“68” foi o terceiro documentário da mostra, que prevê ainda a exibição de “Cababouço: um tiro no coração do Brasil” no dia 18, às 19 horas, no Colégio Estadual Epaminondas. Também na segunda-feira, às 18 horas, acontece no hall de entrada do bloco C do campus central o lançamento da exposição fotográfica “Imagens de uma jovem rebeldia”, promovida pelo projeto de extensão Lente Quente.

Na terça-feira (19), no auditório da faculdade Sant‘Ana, o evento promove o painel “Movimentos sociais em Maio de 68 e Junho de 2013”, às 19 horas. As atividades do ciclo continuam até seu encerramento no dia 27 de junho. A participação é gratuita e dá direito a certificado de participação.

Confira a programação completa do evento no site: https://maiode1968.wixsite.com/50anos/programacao.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content