Vencedores dos editais de cultura percorrem cidade para amostra de seus trabalhos

Quatro vídeodocumentários de curta-metragem foram premiados com o tema “festas populares” nos Campos Gerais e uma menção honrosa foi dedicada ao trabalho documental com a música de raiz de Ponta Grossa. O resultado do concurso de fotos com o tema “eventos musicais”. As premiações aconteceram no Cine Teatro opera às 8h da noite na sexta feira, dia 31/8. Os vencedores ainda terão três exibições de seus documentários em diferentes pontos da cidade. Os editais propostos pela Fundação tinham a intenção de promover a produção local de fotografia e audiovisual. Atualmente,  mais editais para músicos da região do que outras produções artísticas da cidade.

O curta “Fenata: uma biografia, de Mariele Alexandra Zanin ganhou o primeiro lugar do concurso de documentários e foi premiado com o valor de R$ 3 mil.Já Um Santo para Cada Coisa: histórias de São Gonçalo”, de José Gabriel Tramontin Lopes Faria, recebeu um prêmio de R$ 2,mil pela colocação em segundo lugar. Matheus Veiga Pileggi ficou classificado em terceiro e recebeu R$ 2 mil com o documentário “Avó do Menino Deus: uma breve história da Padroeira de Ponta Grossa”. A produção de João Guilherme de Castro Martins recebeu R$ 1,5 mil pelo vídeo “Um Novo Carnaval”. Os critérios para a classificação dos videodocumentários foram: adequação ao tema, originalidade do recorte, abordagem do vídeo, qualidade técnica, qualidade informativa, valor documental e de pesquisa. A avaliação foi feita às cegas: os jurados, convidados de outros estados, receberam os vídeos de forma anônima e sem contato com os produtores.

A menção honrosa foi dedicada ao documentário “Tocando a vida”, de Eziquiel Machado Ramos, devido ao conteúdo que valoriza a tradição da música caipira da cidade.

Já no concurso de fotos, os premiados foram respectivamente: Silvio Ricardo Fernandes, José Gabriel Tramontin Lopes Farias, Kimberlly Safraide, Gabriel Ramos de Lima, Veridiane Parize, Joao Guilherme de Castro Martins, William José Ferreira Clarindo. Foram dez premiados com o valor de R$ 200 cada e era válida a inscrição de até três fotos para serem julgadas. Os critérios para a classificação foram: qualidade técnica, qualidade artística e a originalidade. Os três avaliadores também são de fora de Ponta Grossa e receberam as fotos sem o nome dos fotógrafos.

Os videodocumentários vencedores podem ser veiculados pela Fundação Municipal de Cultura em diferentes plataformas como a TV Educativa e midias sociais da Fundação conforme previsto em edital. De acordo com Eduardo Godoy, diretor da Fundação Municipal de Cultura, há um planejamento futuro para que os videodocumentários sejam exibidos em escolas públicas de Ponta Grossa.

“Foi muito legal ter sido premiada, ainda mais com duas fotos. Foi uma surpresa ótima. É muito bom receber algum tipo de reconhecimento pelo meu trabalho”, disse Veridiane Parize vencedora do edital de fotografia com as fotos “Imaculada Salma Jô” e “Epicentro Musical”. Segundo Veridiane, aluna do 2º ano de Jornalismo da UEPG, a premiação é uma forma de incentivo àqueles que querem continuar no ramo da fotografia.

João Guilherme de Castro Martins tratou da importância de se falar sobre a cultura da cidade. Seu documentário foi sobre o carnaval de Ponta Grossa e os blocos de rua da cidade. “Mostrar para todos o que é o carnaval em Ponta Grossa é algo que me deixa muito feliz e empolgado” , afirmaSegundo ele, também estudante de Jornalismo da UEPG, não há muito material sobre a tradição do carnaval da cidade.

Mais informações sobre editais com premiações podem ser encontrados no site da prefeitura: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/info-fmc.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário