Atividades culturais integram Colóquio Mulher e Sociedade

Nas manhãs de terça-feira (23) e quarta-feira (24), durante o 6° Colóquio Mulher e Sociedade, o Campus Central da UEPG amanheceu repleto de manifestações e intervenções culturais. No primeiro dia o Grupo Renascer, através da artista Debora Lee, apresentou um espetáculo de dança no palco do Grande Auditório. A apresentação representava a luta de uma mulher trans, vivida pela artista, e mostrou (junto com as músicas “Sonho de um palhaço” e “Mudanças”, da cantora Vanusa) esse ‘renascimento’.

Ao final da manhã, o Blog Literário ‘Pássaro Liberto’ realizou a primeira Feira de Troca de Livros. O objetivo foi promover o hábito de leitura entre o público. As organizadoras do blog, Ana Istschuk e Luana Caroline, iniciaram o projeto em março e realizam periodicamente podcasts, resenhas de livros, indicações de leitura e também desafios literários.

Já no segundo dia o Clube de Leitura ‘Leia Mulheres PG’ promoveu uma intervenção com o público presente no evento. O clube, organizado por Ana Istschuk e Barbara Popadiuk, apresentou o projeto e convidou para o próximo encontro. Será neste sábado (27), às 15h, e o livro a ser discutido é ‘A bolsa Amarela’, de Lygia Bojunga.

Antes do início oficial do evento a atividade que marcou presença foi a Mostra de Documentários com enfoque de gênero produzidos por estudantes de Jornalismo, na noite de segunda-feira (22) no Museu Campos Gerais. Os documentários apresentados foram: “Mãe que luta: o cotidiano de mães de crianças com patologias neurológicas graves”, “Meu corpo não é público”, “CONTA, MINA” e “(NA)Ser Mulher”.

6° Colóquio Mulher e Sociedade

A edição deste ano teve o tema “Mulheres e redes: perspectivas de pesquisa e intervenção em gênero” e reuniu apresentações de artigos, palestras e mesas de debate. O evento visa promover a reflexão e a discussão para docentes, estudantes e setores da comunidade a respeito do assunto. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, vinculado ao Mestrado em Jornalismo da UEPG, em parceria com o projeto de extensão ELOS- Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã e o Departamento de Jornalismo, o evento surgiu em 8 de março de 2012 em referência à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

As atividades do evento ocorreram nos dias 22, 23 e 24 de abril e contaram com a presença das jornalistas Bianca Machado, Aline Rios e Maria José Braga. A palestra de abertura foi ministrada por Lenny Cáceres, da Rede de Jornalistas com Visão de Gênero da Argentina, sobre o tema Jornalismo com perspectiva de gênero e formação de redes. Os temas discutidos variaram desde a influência do patriarcado em seu país de origem, Argentina, e o papel da mulher como trabalhadora e atuante na sociedade. O evento ocorreu no campus central da UEPG e no Museu Campos Gerais, com entrada gratuita.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário