Dança nos Bairros realiza mostra com bailarinos de comunidades de PG

O Cine Teatro Ópera recebeu, entre os dias 10 a 12 de maio, às 19 horas, a IV Mostra de Dança do projeto “Dança nos Bairros”. Criado e organizado pela companhia de dança, circo e teatro “Cia Artheiros”, o evento promoveu um espetáculo com bailarinas e bailarinos de diferentes idades atendidos pelo projeto. Com cerca de 400 alunos, divididos em apresentações de grupos, duetos e solos, foram apresentadas coreografias de ballet, dança contemporânea, circo e jazz.

O projeto “Dança nos Bairros”, que já está em atividade há oito anos, surgiu a partir de eventos realizados dentro da igreja. Segundo Camila Leria, idealizadora e diretora do projeto, a ideia inicial era oferecer para as comunidades aulas de ballet. “Nosso projeto nunca teve um chão adequado, nunca tivemos espelhos. Nossas realizações vieram aos poucos. Atualmente, o Rio Verde possui barras, mas ainda damos as aulas em quadras de esporte. E é lindo de ver! Aonde tem criança nos esperando, a gente vai”.

Camila menciona que, atualmente, o “Dança nos Bairros” atua em 17 polos, nome dado pelo projeto para representar as comunidades atendidas em Ponta Grossa. Em Carambeí, são cinco polos. “Nós estamos contando histórias”, diz.

Juntamente de sua equipe, Camila acredita que a dança educa e transforma não somente os alunos, mas também todas as famílias que integram o projeto. “A cultura em si é capaz de mudar qualquer ser humano, não somente a criança. Agora esse braço da cultura que é a dança, eu não apenas acredito como tenho visto que ela é capaz de transformar sim a vida de todos que tem contato com ela”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário