Com um traje despojado e muita música, a cantora e compositora MUM lançou em Ponta Grossa o seu primeiro EP, chamadoNebulosa. O evento de lançamento foi realizado no Centro de Cultura, na noite de sexta-feira (17), e contou com a apresentação das quatro músicas que compõem o EP, além de outras. No local também foi feita uma exposição para venda de desenhos, buttons e adesivos.
Gabriela Cordeiro de Paula, mais conhecida como MUM, é natural de Congonhinhas, no norte pioneiro do Paraná. Pertencente a uma família de músicos, Gabriela desde criança esteve envolvida com a música. Aos oito anos, aprendeu a tocar seu primeiro instrumento musical: a bateria. Ao passar dos anos, novos instrumentos foram passando por suas mãos e, além deles, o microfone. A jovem também cantava na igreja. Em 2015, Gabriela deixa sua cidade natal e se muda para Ponta Grossa, onde começa a cursar Engenharia Química.
Logo após a mudança, ela se vê numa fase “nebulosa”, com muitos conflitos internos. Como um meio de entender esses conflitos, Gabriela passa a compor músicas. Entre 2016 e 2017, com o desejo de apresentar seu trabalho, a então desconhecida compositora adota o nome artístico: MUM. “Eu estava precisando disso, as minhas entranhas falavam: você tem que cantar, você tem que cantar”, comenta a cantora. Questionada sobre o significado do nome, MUM apenas o define como: “Mais uma Mulher”, e considera que ele seja simétrico e fácil de lembrar. Com o passar do tempo, Gabriela conhece novas pessoas e passa a investir na sua carreira autoral.
O EP Nebulosa é resultado de toda trajetória de MUM, em uma fase conflituosa de sua vida, em que muitas vezes a compositora escrevia músicas, porém não via sentido nelas. No total, são quatro músicas: Eu Vou, Quem é Você, Reborn e Reciclo. “As canções que escrevi falam muito sobre mim. Do meu eu passado e do meu eu presente”, ressalta MUM. A cantora considera o EP como uma “filha”, gerada a partir de muita coisa que estava “guardada” em sua vida.
Depois de muito tempo compondo, a compositora consegue dar significado às suas produções. “Eu nunca imaginei que chegaria nesse momento. Quando eu encontrei o meu caminho, percebi que esse era meu objetivo de vida”, diz.
A estudante de engenharia elétrica Carolina Benatto, que também é amiga de MUM, se diz muito orgulhosa pelo que a cantora alcançou: “Eu acompanho minha amiga desde o começo. É emocionante ver que ela conseguiu concretizar todo seu trabalho”. O EPNebulosa já está disponível nas plataformas digitais.
Com o primeiro trabalho concluído, MUM já tem novos projetos. No final de junho, em parceria com o grupo Diálogos Culturais, a cantora pretende lançar uma música que trata da exaltação do corpo gordo, muitas vezes visto como feio. Através dessa iniciativa, ela e Zek Ramos pretendem dar espaço para que as pessoas se sintam bem com elas mesmas.
Nenhum comentário