Novos Conselheiros de cultura participam de cerimônia de posse

Como parte da programação da 33ª Semana de Cultura Bruno e Maria Enei, foram empossados, na noite da quinta-feira (23), os novos representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais do município de Ponta Grossa. A cerimônia de posse foi realizada no Cine Teatro Ópera e teve a participação da Banda Escola Lyra dos Campos, com a apresentação de um concerto especial.

Os novos conselheiros fazem parte da gestão 2019 – 2021. Em relação aos segmentos culturais, ocupam as seguintes cadeiras:

ARTES POPULARES – João Guilherme de Castro

ARTES VISUAIS – Lenita Stark

CINE-FOTO-VÍDEO – Rafael Schoenherr

LITERATURA – Patrícia Guedes e Luiz Carlos Gorchinski

MÚSICA – Fátima Ribeiro e Regina Stori

TEATRO – Márcio Antunes

Apenas o segmento de Circo e Dança ficou sem nenhuma indicação. A votação para eleger os representantes foi realizada durante a 20ª Conferência Municipal de Cultura, em abril deste ano.

Além dos segmentos culturais, foram empossados os eleitos que representam o poder público: Luiz Cirillo Barbisan e Luana Caroline do Nascimento (Fundação Municipal de Cultura), Nelson Silva Junior, Niltonci Chaves e Sandra Borsoi (Universidade Estadual de Ponta Grossa). Também houve a posse dos representantes sociedade civil: Adriana Kisielewicz e Carlos Alberto Rodrigues (Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais), Kelin Gerusa Peters e Glaucia Wesselovicz (Serviço Social da Indústria – SESI), Francisley Pimentel e Valquiria Koehler de Oliveira (Conselho Municipal de Educação), Elizabeth Johansen e Kathleen Alessandra Coelho (Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural – APPAC).

A cerimônia de posse foi conduzida por Fernando Durante, presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC). “Os conselheiros vão ajudar a organizar a cultura em Ponta Grossa, através de sugestões, críticas e apontamentos”, ressalta Durante, em relação ao trabalho dos representantes da nova gestão. Um dos papéis dos conselheiros diz respeito aos editais que poderão ser criados e lançados, fazendo uso do Fundo Municipal de Cultura. Vale ressaltar que, apesar de exercerem cargos políticos, os membros não são remunerados. As reuniões do Conselho Municipal de Políticas Culturais são realizadas na 2ª segunda-feira de cada mês, na Mansão Vila Hilda, sede da FMC, a partir das 18h30. A participação da comunidade é livre.

Para encerrar a noite, a Banda Escola Lyra dos Campos, sob regência do maestro Juliano Amaral, apresentou um concerto especial. A apresentação foi uma homenagem ao maestro Paulino Martins Alves, fundador e primeiro regente da banda. Os músicos levaram aos ouvidos do público composições feitas pelo próprio homenageado e também outras conhecidas, como um pot-pourri com trilhas sonoras do filme De Volta para o Futuro.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário