Na noite desta segunda-feira (27), o Centro de Música recebeu a apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Ponta Grossa. Com início às 20h e entrada gratuita, o recital trouxe um repertório com músicas brasileiras e internacionais, além de coreografias e objetos cenográficos.
Segundo Priscila Oliveira, maestrina do coro jovem, o projeto existe desde 2012, inspirado em vários coros femininos do país. “A ideia é dar oportunidade para as meninas da comunidade cantarem, interagirem e terem conhecimento do canto de coral”, afirma.
De acordo com Andresa Lino, preparadora vocal do grupo, o repertório tem sido desenvolvido há três meses. “Para nós foi muito gratificante, o evento excedeu nossas expectativas e a energia da plateia foi fundamental. Daqui por diante a gente tem mais é que crescer com o grupo”.
Para Lívia Andrade dos Anjos, integrante do coro há dois anos, cantar é uma paixão que existe desde criança. “Eu adoro o estilo internacional pop, gosto muito da banda Queen e da cantora Ivete Sangalo”, comenta. “De todas as músicas que cantamos hoje, minha favorita é Cirandeiro, porque ela tem muitas divisões de vozes e passos de dança”.
A preparadora também comenta que o coro colabora para a questão cognitiva e para a interação social, já que muitas das alunas foram capazes de desenvolver sua timidez ao se expressarem por meio do canto. Já a maestrina ressalta a importância da música para todos que participam do projeto. “A música mexe com sentimentos. A questão de existirem oportunidades de conhecer outras culturas é como se abrissem portas e dessem outras perspectivas de vidas para essas meninas”.
O Coral das Meninas Cantoras de Ponta Grossa é mantido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Conservatório Maestro Paulino.
Nenhum comentário