Por Amanda Greal
A banda Circuito Absoluto surgiu em Ponta Grossa em 2016 para trazer novos ares ao cenário do rock n’roll da cidade. O vocalista Peter Firmino conta que a banda começou como uma brincadeira, tocando num evento de mil pessoas. “Foi uma apresentação breve, mas foi o suficiente para entendermos que tínhamos que nos profissionalizar naquilo que amamos”.
A banda é composta por Peter e Alámo Balzer no vocal e composição, Danilo Abeia no backing vocal, Giba na guitarra, Kevin na guitarra base e solo, Marquinho Santos no contrabaixo, Nil no teclado e Júlio Mano na bateria. Dos integrantes da banda, três são ex-seminaristas, que aprenderam a tocar os instrumentos neste período de suas vidas.
Os primeiros ensaios da Circuito Absoluto foram com poucos instrumentos: um microfone amarrado em cabo de vassoura com um cadarço de tênis, uma caixa amplificada que foi emprestada de locução de porta de loja, uma bateria usada, uma guitarra e um baixo. Peter lembra que a guitarra era emprestada do seu sobrinho: “devia valer uns 100 reais”, brinca.
Em 2018 a Circuito se dedicou a aulas e estudos para produção de músicas autorais, buscando se aperfeiçoar. As composições apresentadas pela banda atualmente são fundamentadas em fatos históricos e cotidianos trágicos. Um exemplo é a letra de Sábio Soldado, que transmite mensagens de coragem, “de cara limpa” como relata o vocalista, em alusão ao enfrentamento às drogas.
Para Peter, a música busca ajudar muitas pessoas que se encontram numa situação de envolvimento com drogas como forma de fugir da realidade. A letra de Sábio Soldado é especial para ele por ter relação com sua vida familiar e também é a música mais pedida da banda nas redes sociais.
Neste ano a Circuito Absoluto fez sua primeira apresentação no Sexta às Seis, onde o vocalista conta que sentiu uma maior valorização das músicas autorais apresentadas. Para os shows, a banda traz uma experiência de conexão com o passado, presente e futuro, apresentando três guitarras bem distribuídas, as vozes diversificando timbres, músicas dançantes, letras inteligentes e poderosas metáforas.
A receita fundamental da Circuito Absoluto é misturar influências musicais, como por exemplo Charlie Brown, Nickelback, Barão Vermelho, Matanza, Red Hot Chilli Peppers, Jota Quest, Cazuza, Velhas Virgens, entre outros clássicos.
O convite para participar do projeto Palco B surgiu após uma apresentação da banda em um bar da cidade, quando um dos organizadores se interessou pelas letras autorais. “Acredito que todos no Palco B têm em comum o trabalho sério e profissional focado em músicas autorais, e se fazer valorizar por isso”, observa Peter.
Nenhum comentário