Inscrições para o 47º FENATA estão abertas

Ponta Grossa recebe entre os dias 22 e 27 de outubro a 47ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). Grupos teatrais de todo país, e também do exterior, podem participar. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet até à meia-noite do dia 30 de agosto. O custo para inscrição é de R$ 20,00 (por espetáculo inscrito).

Os grupos interessados em se inscrever devem preencher uma ficha de inscrição disponível no site www.uepg.br/fenata. A ficha deve ser enviada para o e-mail 47fenata.uepg@gmail.com juntamente com os seguintes anexos: uma foto ilustrativa do espetáculo, texto completo da apresentação e comprovante de pagamento da inscrição. Uma das exigências da coordenação do Fenata é que o grupo disponibilize um link com o vídeo do espetáculo. No edital do Festival estão disponíveis outras informações importantes sobre a inscrição.

O Fenata possui diversas categorias de espetáculo. Integram a Mostra Competitiva: Teatro Adulto e Teatro Infantil/Bonecos/Animação. Já na Mostra Não Competitiva estão presentes as seguintes categorias: Teatro Telmo Faria, Teatro de Rua e Teatro Campos Gerais, além das apresentações de abertura e encerramento do Festival e também a Mostra Especial.

Os textos inscritos passarão pela seleção de uma curadoria, composta por profissionais da área teatral. O resultado com os grupos participantes do 47º Fenata será divulgado no dia 17 de setembro. Os vencedores, escolhidos por uma comissão julgadora, serão apresentados no dia 27 de outubro e estarão concorrendo aos troféus de Melhor Teatro Adulto e de Melhor Teatro Infantil/Bonecos/Animação.

O público também terá participação na premiação.  Na categoria Teatro Adulto, os espectadores poderão premiar o Melhor Espetáculo com o troféu “Júri Popular”. Os espetáculos ainda poderão concorrer a outros troféus, como Melhor Direção, Melhor Maquiagem, entre outras categorias.

Democratização do acesso à cultura do teatro

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, o Festival que existe desde 1973 busca aproximar a população, da cidade e de toda região dos Campos Gerais, ao mundo das artes cênicas, que muitas vezes fica limitado às paredes dos grandes teatros. Uma das iniciativas do Fenata para promover essa “aproximação” se dá na “Mostra Especial”. Nessa categoria, os espetáculos são apresentados em diversos lugares públicos de Ponta Grossa, além de escolas, institutos assistenciais, presídios e outros espaços da cidade.

Além disso está prevista a realização de exposições com fotografias e obras relacionadas ao Festival, e ainda a promoção de oficinas para a comunidade. Todas estas atividades são gratuitas.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário