Na noite do último domingo (8), às 20 horas, o Centro de Línguas Germania recebeu, para a apresentação “Piano à luz de velas”, o pianista e compositor Newton Schner Jr. O músico ponta-grosssense apresentou repertório próprio, gravado na Europa, além de composições inéditas para o público.
Com apenas 25 anos, sem partituras e em uma sala iluminada apenas por velas, o pianista relatou, de forma intimista, as inspirações para cada composição antes de apresentá-las. Entre elas, a canção inspirada em “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe, foi um dos grandes momentos da noite. Segundo Schner Jr, esta teria sido a última canção de sua autoria que seu pai escutou, antes de falecer.
De acordo com Schner Jr, a ideia do evento veio após assistir um vídeo de uma de suas inspirações, o também músico Ólafur Arnalds, tocando à luz de velas. Além de Arnalds, Newton cita Yann Tiersen e Ludovico Einaudi como compositores modernos que o inspiram. Já dos clássicos, nomes como Frédéric Chopin e Ludwig van Beethoven aparecem em sua lista.
Conforme o músico, antes de se aperfeiçoar no piano, seu foco era o estilo musical Black Metal. Somente em 2004, quando iniciou um projeto paralelo, sem nunca ter estudado em escolas de música clássica, trocou a bateria e a guitarra pelas teclas do piano. Desde então, Newton segue na carreira de pianista, gravando boa parte de seu repertório atual na Europa. “Eu tive a sorte de conhecer vários lugares com a música e o privilégio de cruzar países como Rússia, Holanda e Alemanha para assistir apresentações”, comenta.
Para Newton, a música desperta sensibilidade, fala com coisas sutis, com a memória e com os sonhos das pessoas. “Ela tem uma capacidade fantástica de mexer com todas as tuas emoções, em especial essas músicas instrumentais. Quando se tem uma música com letra, a letra te direciona, ela te dá um norte. Mas quando ela é instrumental, é você que dá esse norte”, explica.
Nenhum comentário