Feira do livro 2019 homenageia educador brasileiro Paulo Freire

Entre os dias 7 e 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa realiza a Feira do Livro 2019. O evento, aberto ao público e sediado novamente na Estação Arte, conta com programações no Parque Ambiental, espaços para editoras e livrarias da cidade, além de diversas atividades culturais, como contações de histórias e peças de teatro.

Para este ano, a Feira do Livro definiu, juntamente com o VII Congresso da Educação, como tema do evento “Ponta Grossa Narra: a história do menino que lia o mundo”. Segundo Nilcea Mottin de Andrade, coordenadora da educação infantil na Secretaria de Educação e responsável pelo espaço de contações de histórias da feira, a escolha homenageia Paulo Freire, um dos grandes nomes da educação brasileira.

“Paulo Freire é um dos maiores expoentes educacionais que nós temos no país, reconhecido mundialmente. Ele provou por muitas vezes que foi um grande educador. Um educador humano, do diálogo, da emancipação das pessoas menos favorecida, da transformação”, explica. Para a coordenadora, colocar em pauta este tema é uma forma de fazer com que as pessoas conheçam a relevância de Paulo Freire.

De acordo com Nilcea, o objetivo principal da feira é formar leitores. “Nós percebemos que no Brasil, como um todo, nós não temos o hábito da leitura. Então o objetivo maior é de movimentar a cidade em torno da leitura, desde as crianças, os adultos, os idosos, os pais dos nossos alunos, os cidadãos da nossa cidade”, afirma.

Para a coordenadora, a importância da feira está na possibilidade de mudar a realidade daqueles que têm contato com a leitura na cidade de Ponta Grossa. “A leitura deve fazer parte da vida das pessoas, para que elas se tornem pessoas melhores, mais críticas e mais atuantes na sociedade”. Nilcea observa que a informação é fundamental para o exercício dos direitos de todos os cidadãos e a feira oportuniza o acesso por meio da leitura. “A criança que vem aqui, escutar uma história, vai sofrer uma mudança na sua realidade e, consequentemente, pode mudar a realidade daquela família em que ela está”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário