No último domingo (15), às 20 horas, a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa subiu ao palco do Cine Teatro Ópera e apresentou um repertório de quatro composições de músicos ponta-grossenses: Entrance Fanfare (Rafael Rauski), Romance (Gabriel de Paula Machado), Pérolas d’Alma (Jorge Holzmann) e O Navio Negreiro (Sérgio Neville Holzmann) em celebração ao aniversário da cidade.
O repertório foi apresentado ao público pela primeira vez em maio deste ano e encantou os espectadores mais uma vez, despertando sentimentos por meio da sonoridade. Exemplo disso é a composição intitulada “Navio Negreiro”, inspirada no poema de mesmo nome de autoria de Antônio Castro Alves, em que o compositor, Sérgio Hozmann, descreve o tema da escravidão através da música.
Holzmann diz que a sensação de ver sua composição ganhando vida é como do nascimento de um filho e expõe suas principais inspirações na hora de compor. “Música romântica clássica, música feita com o coração”, declara o compositor.
A vice-prefeita Elizabeth Schmidt diz que a principal motivação que a levou a prestigiar o evento foi o envolvimento com a cultura. “A orquestra sinfônica e a cultura como um todo são para mim uma grande paixão e estar aqui hoje, motivada pelo aniversário da minha cidade, é uma emoção enorme”.
Acompanhe aqui o Palco Virtual da música “Romance”, de Gabriel de Paula Machado.
Nenhum comentário