Oficina de lambe inicia programação da 36ª Semana Literária

A 36ª Semana Literária do SESC iniciou nesta segunda-feira (23) e recebeu uma oficina de lambe com as idealizadoras do blog Pássaro Liberto, Luana Caroline Nascimento e Ana Istschuk. A prática foi aplicada aos alunos do 7º ano do Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória, que puderam conhecer um pouco mais sobre poesia e literatura através dos livros disponibilizados pelas oficineiras e, em seguida, aprenderam sobre a produção dos lambe-lambe.

O lambe é uma técnica de cultura urbana, uma intervenção artística com poesias coladas em postes, muros e paredes da cidade que escancaram as dores da parcela mais sofrida da sociedade. Frequente na cultura marginalizada (assim como o slam, o hip hop e o rap), o lambe-lambe fala das vivências das pessoas que estão esquecidas, do machismo, do preconceito.

Segundo Luana, ele é uma técnica barata e dá voz a quem não teria como publicar seus poemas e textos de forma tradicional e por uma editora, além de consumo ser rápido e também chegar até quem não poderia gastar em torno de 40 ou 50 reais em um livro de poesia. “O lambe possibilita que os jovens se manifestem, deem voz às suas opiniões assim como os jovens que enfrentaram a ditadura. Nossa proposta é mostrar que eles também podem ser artistas e que a voz deles tem valor”, explica. Luana destaca a importância da produção autoral em um momento em que vemos a censura dar sua cara novamente com prefeitos querendo proibir HQS em eventos literários.

A turma, com mais de trinta alunos, estava sob supervisão da professora de artes Dayane Garret Pinheiro, que contou sobre o interesse dos alunos pela leitura e arte, devido ao grande incentivo que possuem na escola, das atividades desenvolvidas em sala de aula às atividades externas. A biblioteca do colégio também é de fundamental importância para despertar esse interesse, explicou Dayane, ao relatar que os alunos são convidados a escolher os livros que compõem o acervo. A Semana Literária iniciou no dia 23 e estende-se até o dia 28 de setembro no SESC, localizado na Rua Cel. Theodoro Rosas, 1247. Todas as atividades são gratuitas e a programação pode ser acompanhada pelo site https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/cidade/ponta-grossa/.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário