Música na Chaminé apresenta música clássica e popular

O Música na Chaminé, projeto da Prefeitura de Ponta Grossa por meio do Conservatório Maestro Paulino, aconteceu nesta sexta-feira (27), com sete apresentações de alunos e professores da casa.

Em sua 36ª edição, o evento contou com a participação de dez músicos, que apresentaram desde canções populares, como Carinhoso, de Pixinguinha, à Sonata K2, de Scarlatti. Cada edição traz participantes tocando instrumentos diferentes, como piano, violino e violão, mostrando ao público as riquezas de cada um. O projeto também trabalha com temas diferentes, adicionando aspectos sobre a música, como informações sobre compositores e suas origens.

Marcello Ijaille, professor de violão clássico da instituição e também idealizador do projeto, incentiva seus alunos a participarem do evento, principalmente por ser uma oportunidade de realizarem apresentações ao público. O aluno Enzo de Sordi conta que estuda violão clássico há sete meses e participa do Música na Chaminé desde que iniciou suas aulas. “Foi a primeira apresentação em público que eu fiz, e foi bom, desde então, toquei em todas as edições”, explica.

Para o diretor do Conservatório, Douglas Passoni, o projeto é também para desenvolver a habilidade de se apresentar em público. “Para muitos ainda é um desafio, e ali, num momento de integração, de aprendizado, em que todos estão à vontade, esse processo fica mais fácil”. Ele diz que se surpreendeu positivamente com a edição deste mês. “Presenciei o progresso de um aluno que em edições passadas teve bastante dificuldade de enfrentar o público e hoje conseguiu ultrapassar essa barreira e executar suas músicas com segurança”, relata Passoni.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e acontece mensalmente no auditório do Centro de Música, localizado na Rua Frederico Wagner, nº 150, Olarias.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário