“Quiçaça”, “ade!”, “firme co Zuk?” – para quem mora em Ponta Grossa, expressões como essas são bem comuns. A partir dessas marcas regionais, a 3ª edição do ‘Noites de Sexta’ discutiu o “Pontagrossês”. A atividade foi realizada no Museu Campos Gerais (MCG) e contou com a participação dos produtores culturais Hein Leonard Bowles, Ben-Hur Demeneck, Frederico Taques, Kleber Bordinhão e Sérgio Baroncini.
A proposta do encontro foi debater as marcas da cidade, no que diz respeito às expressões usadas por moradores de Ponta Grossa e região. Foram exibidos os seis episódios de Pontagrossês, série baseada na obra Jacu Rabudo, do professor Hein Leonard Bowles. A ideia de produzir os vídeos foi do advogado Sérgio Baroncini, também conhecido como Baron.
Baron tem um canal no YouTube, onde já publicou alguns vídeos de comédia. A partir do contato com a obra Jacu Rabudo, em que ele nota a presença de expressões locais, é que surge a ideia de gravar as esquetes. Após uma conversa com o autor do livro e em parceria com a Misto Quente Produções, as gravações foram feitas.
Além de idealizador da série, Baroncini atuou nos seis episódios. Durante o debate, Baron revela que, como advogado, nunca teve nenhum conhecimento artístico, mas que isso não era motivo para aflição: “Talvez eu me preocupasse com a minha interpretação, mas sempre fiz tudo com espontaneidade, sem timidez e até achava tranquilo”, diz.
A série fez sucesso no YouTube, com episódios que chegaram a ter mais de 50 mil visualizações. Sérgio Baron conta que recebeu um grande retorno de moradores de Ponta Grossa e região, e até de pessoas que não moravam mais na cidade, mas se identificavam com as expressões presentes nos vídeos. “Esse retorno foi minha forma de pagamento”, ressalta Baron.
O autor de Jacu Rabudo, Hein Leonard Bowles, revela ser apaixonado por palavras e expressões. Foi a partir do desenvolvimento de sua tese, que tratava de “expressões idiomáticas”, que o professor resolveu escrever a obra. Após um trabalho de cerca de cinco anos de pesquisa e produção, caracterizado por ele como meticuloso, em 2009 o livro foi publicado. “Como um amante do estudo das expressões, achei a proposta dos vídeos muito legal e não esperava toda essa repercussão das pessoas”, ressalta o professor sobre a oportunidade de ter contribuído com a produção de Pontagrossês.
Durante o debate, Hein foi questionado sobre o significado de palavras que trazem o diminutivo no gerúndio, como “andandinho”, “chovendinho”. O professor comenta que esse tipo de expressão é utilizado em diversas cidades e está relacionado a tratar situações com afetividade, carinho ou educação, como “chovendinho”, que representaria um dia com chuva fraca e tranquila.
Os seis episódios da série Pontagrossês podem ser encontrados clicando aqui.
13ª Primavera dos Museus
O ‘Noites de Sexta’ encerrou a programação da 13ª Primavera dos Museus, que este ano teve a temática “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O evento, de âmbito nacional, é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e realizou diversas atividades no MCG.
O “Tour virtual pelos museus” que seria realizado na tarde de sábado (28) foi cancelado. A atividade integrava a programação de encerramento do evento. Segundo comunicado do Museu Campos Gerais, o cancelamento aconteceu em decorrência da realização de reparos técnicos no auditório do MCG, para que um maior conforto seja oferecido aos participantes da atividade.
Ainda segundo o comunicado, a atividade terá data a ser definida e em breve será parte da programação regular do Museu.
Nenhum comentário