‘Rua Cultural’ realiza 1ª edição do Festival de Música Caipira

Com o propósito de estreitar os laços entre a comunidade e a escola, o Colégio Marista Santa Mônica realizou no último sábado (28) a Rua Cultural, em que ocorreu o 1º Festival de Música Caipira. Os participantes poderiam interpretar até duas músicas caipiras. Para os três primeiros colocados havia prêmio em dinheiro. A Rua Cultural também realizou diversas oficinas, exposições e apresentações culturais. O evento aconteceu na Praça Santa Mônica, onde fica a gruta do bairro.

De acordo com a diretora do colégio Marista Santa Mônica, Daniela Aparecida, a influência da música caipira no bairro Santa Mônica faz parte da tradição local, motivo da criação do Festival. “A gente faz ‘moda da viola’ na escola ou na gruta. O pessoal do bairro gosta, então surgiu a ideia do festival”. A diretora explica que algumas atividades acontecem com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, que tem sido parceira e trazido atividades de teatro para a comunidade.

Os participantes do festival fizeram a inscrição durante o início do evento.  A escolha dos vencedores foi feita por uma banca de cinco jurados, entre eles um integrante do Coro Cidade de Ponta Grossa e antigo regente da Banda Escola Lyra dos Canpos. Andresa Lino, professora de música e jurada no festival, começou desde pequena a lidar com a música e diz que participar do concurso é gratificante para ela. “Para mim música é o ar que respiro, então estar aqui hoje com vocês e recebendo essa alegria está sendo muito gostoso”, diz.

O vereador Felipe Passos (PSDB) representou a Câmera Municipal de Ponta Grossa e entregou uma Moção de Aplauso no evento. Passos comenta sobre a possibilidade de valorização da comunidade em relação à cultura popular. “Eu vim prestigiar este evento porque acredito que é através da cultura e das diversas atividades artísticas que se dá essa interação, principalmente das crianças tendo possibilidades e oportunidades”, acrescenta o vereador.

A Rua Cultural entra neste ano em sua decima edição, com o intuito de estreitar os laços da comunidade com o colégio, por este motivo é realizada em praça pública. O evento ofereceu serviços para toda a comunidade com massagens, atendimento à saúde, trabalho com autoestima e economia solidária. A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa também ofertou atendimentos pela Agência do Trabalhador e o CRAS móvel.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário