Festival Paranaense de Taiko é atração em Ponta Grossa

Grupos do Paraná, Santa Catarina e São Paulo participaram das apresentações no último final de semana. Foi a segunda vez em que o festival ocorreu em Ponta Grossa

Neste final de semana (11 a 13) ocorreu o 16º Festival Paranaense de Taiko no Parque Ambiental.  Aberto ao público, o festival trouxe à cidade a cultura japonesa e contou com 13 grupos de taiko dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

A movimentação de turismo aumentou na cidade durante os dois dias do evento. Segundo a Fundação de Cultura de Ponta Grossa, foram mais de 500 pessoas de fora da região dos Campos Gerais que se apresentaram no palco principal. Passaram pelo evento mais de 4 mil pessoas por dia.

O evento contou com um investimento de 100 mil reais. Segundo Eduardo Godoy, diretor do Departamento de Cultura da Fundação de Cultura de Ponta Grossa, o dinheiro investido para o evento foi pouco. “Três dias de evento, com esse movimento, com tantos turistas vindo para a cidade é um investimento muito baixo, mesmo assim a gente conseguiu fazer um super evento”, afirma Eduardo.

Foram realizadas mais de 20 apresentações durante a programação do festival. As atrações contavam com oficinas voltadas à cultura oriental, sessão de filmes orientais, pixel arte, batalhas de Pokemon Go, artes marciais, gastronomia, demonstração de artes marciais e outros.

No sábado (12), o evento promoveu o 1º Concurso de Cosplay de Ponta Grossa. Várias pessoas fantasiadas de personagens famosos de animes e mangás tomaram conta do parque.

A apresentação de encerramento de artes marciais no evento foi realizada pelo Instituto Cultural Niten. Fabricio Della Rovere de Paula, coordenador do Instituto em Ponta Grossa, apresentou as artes marciais relacionadas aos samurais e relata ser importante preservar essa arte.  “A cultura samurai tem muito a acrescentar em nossa vida e para os brasileiros. Antigamente era muito restrito ao japonês”.

Não muito próxima da população ponta-grossense, a cultura oriental despertou a curiosidade nas pessoas. Renan Fajoli, atente de farmácia, observou novidades na cultura japonesa e comenta a importância da pluralidade na cultura. “É a primeira vez que tive contato porque é uma novidade aqui em Ponta Grossa. Acho que tem que ter mais vezes, mais incentivo da própria população para ter contato com novas culturas, com novas experiências”.

A ideia de trazer o festival para cidade veio do grupo Fuurinkazan Taiko de Ponta Grossa, que estabeleceu uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Essa foi a segunda vez que o Festival Paranaense de Taiko passou por Ponta Grossa. Em 2012, o festival ocorreu na cobertura do Shopping Antártica.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário