A Biblioteca Solidária Professora Aparecida de Jesus Ferreira realiza nos meses de abril e maio rodas de leitura online e gratuitas. A iniciativa acontece em parceria com o blog literário Pássaro Liberto e tem a mediação das jornalistas Ana Istschuk e Luana Caroline Nascimento e também da cantora MUM (Mais Uma Mulher).
Os encontros virtuais são realizados através do aplicativo Skype e acontecem três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira) em dois horários diferentes: às 14h e 21h. Algumas das rodas de leitura contam com a participação do autor da obra. Abaixo, está o cronograma das leituras na primeira semana da iniciativa:
- 01/04 – Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz (dublinense)
- 03/04 – Leite derramado, de Chico Buarque
- 06/04 – Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo
- 08/04 – Por extenso, de Kleber Bordinhão
Apenas no encontro que discute a obra do escritor ponta-grossense Kleber Bordinhão, o primeiro horário de conversa será às 17h30. A programação com as outras leituras a serem realizadas em abril e maio será divulgada nas próximas semanas, no perfil do Pássaro Liberto no Instagram e também no site oficial do projeto.
A jornalista e criadora do Pássaro Liberto, Luana Caroline Nascimento, conta que a proposta é diminuir a tensão das pessoas no período de isolamento social, devido ao novo coronavírus. “Não é porque está cada um na sua casa que a gente tem que ficar sozinho. A roda de leitura é uma oportunidade de conversar, interagir e poder se desligar de toda essa preocupação em relação à pandemia”, ressalta Luana.
Os interessados em participar das rodas de leitura precisam ter uma conta no Skype, que pode ser feita gratuitamente, e acessar a sala de conversa clicando aqui. A organização sugere a leitura prévia dos livros. As obras discutidas podem ser encontradas e baixadas no formato PDF em uma pasta do Google Drive, disponibilizada pelo blog.
Medidas de segurança
A abertura da Biblioteca Solidária, com sede na Casulo Casa Colaborativa, iria acontecer no dia 21 de março. Levando em consideração recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a aglomeração de pessoas e o contágio do novo coronavírus, a inauguração foi adiada. A nova data para que a atividade aconteça será anunciada em breve pelas criadoras da Biblioteca.
Em Ponta Grossa, segundo boletim da Secretaria de Saúde do Paraná, até o fim de março foram confirmados três casos da Covid-19.
Mais informações sobre as rodas de leitura online, inauguração da Biblioteca Solidária e resenhas literárias podem ser encontradas no site do Pássaro Liberto.
Nenhum comentário