Oportunidades Culturais: cadastros de agentes culturais

Através de entidades e órgãos, o Ministério da Cidadania e o Ministério do Turismo realizam cadastros online que permitem a certificação de comunidades quilombolas e também de entidades e coletivos culturais pelo país. A proposta é dar visibilidade às ações e manifestações promovidas por esses grupos e atores culturais. A seguir, é possível conferir mais detalhes:

Fundação Cultural Palmares

Foto: Divulgação/Fundação Cultural Palmares

O Cadastro Geral de Informações Quilombolas tem o objetivo de reunir dados gerais e informações sobre as comunidades quilombolas brasileiras. O Cadastro irá ajudar na elaboração de políticas públicas mais eficazes para as comunidades. O formulário deve ser preenchido, preferencialmente, por uma liderança comunitária. Saiba mais em: http://www.palmares.gov.br/?p=48027

De acordo com dados da Fundação Cultural Palmares, o Paraná possui 38 comunidades remanescentes de quilombos certificadas. Na região dos Campos Gerais, foram cadastrados agrupamentos em Ponta Grossa (2), Curiúva (2), Castro (2), Ivaí (2) e Arapoti (1).

Secretaria Especial da Cultura

Foto: Reprodução/Secretaria da Diversidade Cultural

A Rede Cultura Viva disponibiliza cadastro para reconhecimento de entidades e coletivos culturais como Pontos ou Pontões de Cultura. De acordo com informações disponíveis na plataforma, o cadastro pode ser importante para obtenção de apoios e parcerias para as entidades e coletivos. Saiba mais em: http://culturaviva.gov.br/

Segundo informações disponíveis na plataforma Cultura Viva, a Associação Banda Marcial Pio XII, de Ponta Grossa, é o único coletivo dos Campos Gerais cadastrado. Ao todo, o Paraná tem 91 grupos reconhecidos como “Pontos de Cultura”.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content