Imagine uma plateia depois de esperar 45 minutos divididos entre falas e solenidades. A impaciência é quase geral. Finalmente a luz se apaga e os holofotes focam uma das personagens: morena, de vestido e salto alto, o penteado traz à lembrança a ave mais utilizada para representar o exagero e o exibicionismo: o pavão. Sua “adversária” entra logo depois pelo lado oposto. Loira, de leque na mão, não perde nas roupas e no excesso de bagagem.
O cenário, simples. Um banco e alguns acessórios bastam para situar o espectador. Contextualizada em um banco de aeroporto, a representação é caracterizada integralmente em teatro mudo. À medida que o espetáculo se desenvolve surgem os conflitos simulados por metáforas.
A ideia é expressar através do cômico o individualismo como responsável por estimular alguns valores humanos, como a inveja e a cobiça. Os comportamentos infantis das personagens, como o empurra-empurra pelo espaço no banco do aeroporto ou a exibição e degustação por uma delas de uma bandeja de morangos com chantilly, muito desejada pela outra, garantem o humor e a reflexão.
Algumas das situações são representadas por números circenses. No ápice do espetáculo surge o número do atirador de facas, realizado por uma das personagens como se destacasse do cotidiano as iras não concretizadas, uma violência imaginada.
De malas prontas para lugar nenhum vem celebrar os quarenta anos do FENATA e lançar o selo comemorativo de 2012, que representa o ano da Cultura na UEPG. Da Cia Catarinense Pé de Vento Teatro, a peça é de Pepe Núñez, também diretora, e compõem o elenco Vanderléia Will e Lily Curso.
As personagens medem forças ilimitadamente, produzindo no espectador uma identificação instantânea. Não há como não se projetar ou visualizar situações vivenciadas ao assistir ao espetáculo, que deixa clara a ideia de arte como expressão da realidade. Produz-se assim o efeito de auto-avaliação. Faz-nos pensar até onde vai o desejo de poder. O título da peça, nesse sentido, é coerente.
Espetáculo De malas prontas (Cia Catarinense Pé de Vento Teatro)
Apresentação especial comemorativa aos 40 anos do Festival Nacional de Teatro (Fenata)
Data: 27/03/2012.
Duração: 65 minutos.
Comédia dirigida por Pepe Núñez. Elenco: Vanderléia Will e Lily Curso.
Reportagem por Ana Carolina Brandão
Nenhum comentário