Acervo e história de Simonetta Bufferli são tema da 19ª Semana de Museus em PG

O painel “Acervo e História de Simonetta Bufferli” foi realizado no último dia 20, às 19 horas, como parte das atividades da 19ª Semana Nacional de Museus em Ponta Grossa. Nina Bufferli Barbosa, neta de Simonetta, participou do evento via Google Meet, com transmissão pelo canal no YouTube do Museu Campos Gerais. A mediação da conversa foi feita pela mestranda em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Jéssica Gradin.

A publicitária e fotógrafa Nina Bufferli deu início à sua apresentação contando um pouco sobre a surpreendente história de Simonetta. Nascida em Roma, Simonetta era filha de Dino Grandi, um influente político na Itália. Dino foi perseguido por motivos políticos e teve de fugir com a família, primeiro para a Espanha e depois para Portugal, até que por fim se instalou no Brasil. Assim começa a história de Simonetta no território brasileiro.

Nina apresentou algumas fotos da infância de Simonetta. Muito conectada à natureza, a avó desde cedo foi introduzida ao meio artístico e aos 10 anos começou a escrever poesia. Simonetta se dedicou à literatura, escrevendo por muitos anos de sua vida, até que se entregou à fotografia nos anos 70.  Tanto sua escrita quanto sua fotografia eram muito sensíveis, carregando consigo um milhão de interpretações e sentimentos. A fim de deixar sua avó falar por si, Nina inseriu diversos trechos da poesia de Simonetta para explicar sua própria história.

Simonetta fez da fotografia parte de seu mundo e começou a se expressar por meio delas. Em suas próprias palavras: “não queria reproduzir a realidade, mas transformá-la”. O trabalho fotográfico de Simonetta Bufferli se divide entre “PhotoPoems” e “Dentro Da Luz”. O “PhotoPoems”, da década de 70, apresenta um compilado de imagens formadas por sobreposições de negativos, feitas em um laboratório caseiro montado no banheiro de Simonetta. Vindas de uma exposição, Simonetta decidiu juntar poemas às fotografias e criou o livro.

Já a exposição “Dentro Da Luz” apresenta seu trabalho colorido e foi produzido entre as décadas de 80 e 90. O intuito principal deste trabalho de Simonetta era proporcionar uma experiência diferenciada para o público. Nina explica que, durante a exposição, a imersão de quem participava era o objetivo de Simonetta, levando a uma experiência artística mística e espiritual.

Nina também contou um pouco sobre as etapas de sua pesquisa de acervo desde a decisão de estudar a história da avó em 2020. Ela apresentou algumas de suas maiores descobertas: fotografias inéditas – apresentadas pela primeira vez ao público no painel – um envelope com fotos que Simonetta decidiu não expor e um caderno com mais escritos da avó. Por enquanto, Nina estuda a parte do acervo que está com a sua mãe, mas pretende trabalhar com o resto do acervo guardado na casa de Simonetta em Andirá e com o seu tio na Itália.

Os objetivos deste estudo de acervo são, além de entender melhor sobre a vida de Simonetta Bufferli, fazer uma edição das fotografias, reeditar o livro “PhotoPoems” e refazer a experiência imersiva “Dentro Da Luz” de maneira totalmente fiel à ideia projetada por Simonetta. Nina afirma ter muito interesse em contar a grande história de vida de sua avó por meio de um filme ou documentário. Ao fim da apresentação, alguns participantes fizeram comentários e perguntas a Nina, com a intervenção da mediadora.

A 19ª edição da Semana Nacional de Museus tem como tema “Futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Em Ponta Grossa, o evento é promovido pela UEPG e realizado pelo Museu Campos Gerais em parceria com a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX), projeto de extensão Ações Culturais no Museu Campos Gerais, Fundação Araucária, Mestrado em Jornalismo e Associação de Museus da Região dos Campos Gerais (AMRCG). A gravação da conversa com Nina Bufferli está disponível no YouTube.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content