Jornalismo UEPG promove evento sobre crítica de mídia e cultura

Nos dias 21 e 22 de junho, a turma de Crítica de Mídia do 3º Ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza dois painéis sobre crítica com a participação de convidados que irão abordar diferentes setores do campo cultural. O evento não tem custo e integra as atividades preparatórias à produção de crítica em mídia e cultura, que serão realizadas pelos estudantes a partir do início do mês de julho. Esta é a terceira edição da série “Diálogos sobre crítica e consumo cultural”, realizada na vigência do atual currículo do Curso de Jornalismo da UEPG.

Na segunda-feira (21), acontece o painel “Diálogos e críticas: hábitos e práticas culturais nos Campos Gerais (PR)”. O debate tem como finalidade abordar as mais diversas formas de produção de crítica jornalística no cenário sociocultural da região. Os convidados para o encontro do primeiro dia são Luíse Macedo (cultura gastronômica), Nisiane Madalozzo (espaços públicos), Ismael Freitas (consumo e comportamento), Leticia Queiróz (teatro) e Emmanuel Fornazari (lazer, sociabilidade e esportes).

Já na terça-feira (22), ocorre o painel “Leituras pertinentes 2021! Dicas para uma crítica de mídia regional”. O evento tem como intuito promover o compartilhamento de experiências na área de produção de crítica jornalística, contando com a participação de profissionais formados pela instituição. A turma recebe como convidados no segundo dia Luana Nascimento (crítica musical), Stiven Souza (produção em rádio e TV), Ana Istschuk (crítica literária), Jeferson Augusto (mídia noticiosa em análise) e Pedro Miranda (crítica de cinema).

O evento, coordenado pelo professor Sérgio Gadini e organizado em parceria com a Agência de Jornalismo, o Cultura Plural e o Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) será transmitido ao vivo pela fanpage do Cultura Plural e da Agência de Jornalismo UEPG. “As práticas culturais e as ações de mídia estão cada vez mais integradas, seja por interação, consumo ou experiência, na era da informação digital”, explica Sérgio Gadini, professor de Crítica de Mídia do Curso de Jornalismo. “O exercício da crítica implica um conhecimento prévio, que se adquire com leitura, diálogo e ouvindo profissionais que conhecem os diversos segmentos do campo cultural e da mídia”, completa.

Os encontros terão início às 19h e, após as apresentações, estimadas em 15 minutos cada, os participantes podem dialogar com os painelistas convidados e tirar suas dúvidas sobre os assuntos abordados. A participação no encontro garante certificado de horas. A confirmação de presença será feita através de formulário divulgado durante o painel.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário