Na última terça-feira, 07, uma roda de conversa sobre o livro “O Poder da Palavra Falada”, da autora Dani Pamplona, aconteceu por meio da plataforma Zoom e com transmissãopelo YouTube. Das 19h30 até às 22h30, o encontro online reuniu contadores de histórias de todos os cantos do Brasil, que fizeram falas sobre a importância da contação. Representando Ponta Grossa, a contadora de histórias Lucélia Clarindo, do Bando da Leitura, foi uma das convidadas para a roda de conversa e trouxe um pouco da sua visão para o diálogo.
O livro “O Poder da Palavra Falada” foi escrito e lançado durante a pandemia. A obra é da autora Dani Pamplona, atriz, professora, contoterapeuta e contadora de histórias. Ela diz que deixa um pouquinho de sua arte por onde passa, cultivando experiências e amizades. Dani convidou alguns de seus colegas espalhados pelo Brasil para compartilharem ensinamentos e pensamentos na roda de conversa; foram 8 convidados no total, que tiveram 10 minutos para usar o espaço.
De Ponta Grossa, Lucélia Clarindo usou o espaço para indagar: “Aonde o poder das suas palavras pode levar você?”. A reflexão foi desdobrada com o relato de criação de um conto e como foi este processo. Lucélia também comentou sobre como pegou o gosto pela leitura, pela palavra e pela contação de histórias, elementos que norteiam sua caminhada de vida até hoje. O Bando da Leitura, projeto comandado por ela, completou 14 anos este ano e continuou com suas atividades mesmo durante a pandemia, utilizando as plataformas de encontros online para a realização. Assim, conseguiu manter seu principal objetivo: levar leitura para crianças de todas as idades, incentivando o hobby.
Lucélia e Dani, organizadora da roda, se conheceram em um evento em 2017 e a amizade foi sendo construída desde então. “Nunca imaginei que fosse ser uma das convidadas para falar. Foi bem emocionante mesmo, o livro é maravilhoso”, afirma Lucélia.
Dani Pamplona relata que a facilidade que os dispositivos móveis e a internet trouxeram para o público durante a pandemia aumentou o interesse das pessoas para participar de eventos como a roda de conversa. “Essa facilidade de estar na nossa cara faz com que a gente acabe aceitando mais possibilidades de encontro”, afirma a contadora de histórias. “Um dos objetivos da roda foi justamente aproximar pessoas de todo o Brasil da minha obra”, complementa, ao refletir sobre a intenção por trás do diálogo.
Além disso, Dani afirma que ouvir comentários sobre sua obra a faz crescer muito como autora e como indivíduo. Sobre o público-alvo para sua obra, Dani ressalta que escreveu o livro para todos que desejem melhorar sua potência comunicativa se aventurando para dentro de si; incluindo, neste grupo, os jornalistas e acadêmicos de jornalismo. “Acredito que o jornalista que desenvolve uma boa contação de histórias e que consegue abraçar essa trama narrativa vai conseguir se comunicar de forma mais efetiva, fazendo a diferença na realidade do campo de notícias que nós vivemos hoje”, explica a autora. Por fim, Dani conta durante a entrevista que pretende voltar a Ponta Grossa. “Está nos planos para 2022 fazer o lançamento do livro em Ponta Grossa”, destaca.
Para conhecer melhor a autora Dani Pamplona e adquirir o livro, acesse o link. Para acompanhar Lucélia Clarindo e o projeto ponta-grossense Bando da Leitura, acompanhe-os pelo Instagram e Facebook.
Nenhum comentário