“Dança nos Bairros” retorna atividades presenciais em 2022

O projeto “Dança nos Bairros”, promovido pela Cia Artheiros, retorna neste mês de março as atividades presenciais após dois anos de aulas remotas online, em consequência da pandemia de Covid-19.

Entre as atividades realizadas pelo projeto, as aulas de ballet ganham destaque. Antes da pandemia, a iniciativa atendia em cerca de 14 bairros de Ponta Grossa, além de possuir sedes em Castro e Carambeí. Criado pela professora de dança Camila Leria, o “Dança nos Bairros” colabora para a formação cidadã e proporciona acesso à cultura para crianças e jovens periféricos.

Para a realização das aulas gratuitas de dança e teatro, o projeto utiliza espaços fornecidos gratuitamente pelos poderes públicos e privados, como ginásios, quadras escolares, igrejas e associações de moradores. Ele também opera por meio de doações de uniformes e materiais artísticos, que são usados nas aulas e apresentações realizadas pelos alunos.

Para Camila Leria, idealizadora do projeto, a importância da iniciativa se faz evidente no esforço diário de descentralizar a cultura em prol da evolução das comunidades dos Campos Gerais. “A prática dessa descentralização é muito complicada, ela exige uma grande estrutura de apoio para que a comunidade esteja preparada tanto para receber cultura como para apoiar a cultura, porque boa vontade não é o suficiente”, diz. Para ela, a comunidade precisa ser capacitada: “não tem como pensar um projeto como o ‘Dança nos Bairros’ dentro da comunidade sem pensar junto na evolução da comunidade”.

Atualmente, apenas quatro polos de Ponta Grossa dos quatorze originais estão em atividade: Parque Nossa Senhora das Graças, Rio Verde, Monteiro Lobato e Ronda. Recentemente, o polo de Carambeí também foi reativado. O objetivo de Camila é que, até o final do ano, mais quatro deles retornem às aulas. Contudo, a professora relata que, para isso acontecer, o projeto necessita de mais voluntários.

A partir de 2022, o “Dança nos Bairros” também passa a oferecer a modalidade de dança acrobática na carga horária de aulas. De acordo com Camila, o objetivo é estimular o conhecimento e paixão das crianças e jovens pelas acrobacias para, em um futuro próximo, iniciar a inserção das aulas de circo para os alunos matriculados. As novidades fazem parte do ciclo comemorativo de oito anos do projeto e do decênio da Cia Artheiros.

Camila ainda adianta que, em maio, o “Dança nos Bairros” retorna ao palco do Cine Teatro Ópera para a tradicional Mostra de Dança anual para as comunidades. Além disso, o calendário do projeto já tem na programação o Festival de Primavera e um espetáculo de final de ano. “O sonho de reabrir cada vez mais polos é para os meus alunos voltarem para os palcos. Foram tantas apresentações na frente do computador que eles merecem o brilho de uma apresentação num teatro para as famílias que apoiaram e continuaram com seus filhos no projeto mesmo durante tempos tão sombrios”, diz.

Para participar do “Dança nos Bairros”, os interessados devem entrar em contato através das redes sociais da iniciativa @projetodancanosbairros (via Instagram e Facebook) e se inscrever para aulas na região mais próxima de sua casa. Demais dúvidas também podem ser sanadas por meio das redes sociais da @ciaartheiros.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário