Orquestra Sinfônica e Coro Cidade de Ponta Grossa se unem para celebrar composições brasileiras

Na noite do último sábado (09), ocorreu no Cine-Teatro Ópera um concerto beneficente intitulado “Brasilidade: missa e música à brasileira”, promovido pela Orquestra Sinfônica (OSPG) em colaboração com o Coro Cidade de Ponta Grossa. O repertório, que buscava valorizar a diversidade musical do país, contou com novos arranjos de obras de Ary Barroso, Pixinguinha, entre outros.

Sobre a escolha e desenvolvimento dos repertórios, Rafael Rauski, o maestro da OSPG, expõe que para as apresentações solo o planejamento é feito em janeiro, para que os músicos possam se preparar ao longo do ano. Ele ainda relata que as escolhas são baseadas nas diferentes demandas do meio, como as propostas pela Secretaria Municipal de Cultura, geralmente com abordagens temáticas, as que compõem o interesse do público geral e as escolhas mais autônomas dele, em conversa com outros membros da orquestra ou de outras entidades. Este foi o caso do último concerto, voltado a composições brasileiras.

Integrante do Coro Cidade desde 2015, Mariene Lima relata que é sempre uma alegria para ela as oportunidades de parceria com a Orquestra, por serem entidades irmãs dentro da Secretaria de Cultura e também porque a possibilidade de caminhar entre os instrumentos e a voz na construção desses concertos é algo que ela define como gratificante.

O maestro também comenta sobre essas parcerias e como elas vêm compondo, cada vez mais, uma postura da instituição que busca englobar um público maior e diversificado. Para ele, a Orquestra pode ser um espaço de democratização. Nesse mesmo sentido, a cantora Mariene diz que considera a música algo de muita importância para todos.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário