Desde a reestruturação, em 2009, a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG) busca diversificar seu público, atingindo diversas idades e classes sociais. O resultado é visto nos múltiplos concertos, como o que será apresentado neste sábado (20/10), no Cine-Teatro Ópera, às 19h e às 20h. A peça ‘Pedro e o Lobo’ integra a ‘Série Botuquara – Concertos Didáticos’ e é voltada especialmente para as crianças.
Composta em 1936 pelo russo Sergei Prokofiev, a história infantil tem o caráter pedagógico de mostrar os diferentes sons produzidos pelos instrumentos musicais. “Cada instrumento representa um personagem desta história. O lobo é representado pelas trompas, enquanto o fagote é o avô, o oboé é o pato, o clarinete é o pato, a flauta transversa é o passarinho, o quarteto de cordas é o Pedro e as madeiras e tímpanos são os caçadores”, explica o maestro Adailton Pupia. A história será narrada pelo cantor do Coro Cidade de Ponta Grossa Samuel Lara.
Segundo ele, o concerto é em homenagem ao Dia das Crianças e tem o intuito de alcançar um público que está começando a conhecer a música. “Muitas vezes os pais levam as crianças ao teatro para ver a OSPG, mas eles não entendem muito bem o que é tudo aquilo, marcado pela seriedade. E esta é justamente a oportunidade das crianças conhecerem de perto uma orquestra e se apaixonarem pela música, tudo de forma bem divertida e didática”, conta.
O espetáculo terá dois horários. Às 19h para projetos sociais e escolas, que podem fazer o agendamento pelo telefone (42) 3901-3038 ou diretamente no Conservatório Maestro Paulino (Rua Theodoro Rosas, 871, Centro). Os ingressos custam R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada) e podem ser comprados antecipadamente no Conservatório. Às 20h a apresentação é aberta ao público. O concerto tem o apoio da FAUEPG e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Reportagem de: Eduardo Godoy
Nenhum comentário