Temporada da peça ‘Desejo’ começa neste sábado

A Casa de Artes Helena Kolody apresenta, do dia 20 a 26 de outubro, a peça ‘Desejo’, adaptado da obra de Eugene O’Neill. A montagem fica em cartaz no Espaço Boazartes (Rua Comendador Miró, 1401, Centro – em frente ao IAP) diariamente às 20h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada e antecipados).

A peça é a montagem de conclusão dos módulos intermediário e avançado do Curso Livre de Teatro ministrado pelo ator e diretor Emerson Rechenberg, na Casa da Dança de Ponta Grossa.

“Será uma excelente oportunidade dos alunos mostrarem o que aprenderam. Ainda mais com um texto clássico do teatro, escrito por um dos três grandes dramaturgos norte-americanos”, diz Rechenberg. Segundo ele, a peça passa por várias nuances de emoções, durante cerca de uma hora e meia.

Esta é a primeira montagem da aluna Barbara Ribeiro Cruvinel. Professora de Educação Física, a jovem revela que o nervosismo já tomou conta há mais de um mês. “Faz tempo que estamos estudando este texto, com as leituras de mesa e marcações. Estou nervosa por ser a primeira vez que apresento uma peça de teatro desta importância, mas acredito que vamos fazer um ótimo trabalho”, conta.

Além da Barbara, o elenco conta com Ana Paula Schreider, Eduardo Godoy, Jordanna Barbosa e Mah Chuy Lopes, além do próprio Emerson Rechenberg, que assina ainda a direção, iluminação e cenografia. Alunos do módulo iniciante também fazem uma participação especial. A trilha sonora conta com composições dos violonistas Marcelo Ijaille e Adailton Pupia – maestro da Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa.

A escolha por um espaço não-convencional (a peça se passa nos fundos do Espaço Boazartes) foi feita para aproximar o público de um ambiente rancheiro. “Também é interessante para os alunos este contato com novas possibilidades de espaços, além de ter a relação, nesta montagem específica, com a terra, o mato, o trabalho rural”, explica Emerson.

Publicada por Eugene O’Neill em 1924, o texto foi adaptado pela curitibana Priscila Buse, ex-aluna de Rechenberg. A peça já foi montada nos maiores teatros do mundo, além ter sido adaptada para o cinema em 1958, com Sophia Loren, Anthony Perkins e Burl Ives nos papeis principais, dirigidos por Delbert Mann.

Sinopse

A trama, clássica na história do teatro, se passa em 1850 em uma fazenda no interior dos Estados Unidos. Cabot (Emerson Rechenberg) é um velho rabugento, dono das terras, e se casa com Abbie (Ana Paula Schreider e Bárbara Cruvinel), uma jovem que só casa com ele para se apropriar da fazenda. O filho de Cabot, Eben (Eduardo Godoy), sempre odiou o pai e vive dizendo que o velho roubou a fazenda de sua falecida mãe. Abbie e Eben acabam tendo um caso. No meio dessa estória nasce um filho, que leva esse triângulo “amoroso” a um fim surpreendente.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário