Pluralidade marca 8º edição do Festival do CECI

O “Ceci em Cena” é organizado pelo Centro de Estudos Cênicos Integrados (CECI) desde 2013. O festival que encerrou sua oitava edição na semana passada (de 18 de junho a 8 de julho) integrou peças infantis, gêneros diversos e até um musical. A semana de espetáculos compôs 18 apresentações de 7 turmas do CECI. A mostra do Ceci coincide com o surgimento da Escola CECI, fundada em 2013 por Heloisa Pereira.

Localizado na rua Dr. Colares em Ponta Grossa, a casa que abriga a escola já foi moradia da “Helô”, como é conhecida. Ela relata que a partir de 2010 começou procurar escolas para estudar teatro na cidade e nem uma supria uma necessidade de identificação dela pelo local. Helô conversou então com seu marido e resolveu abrir uma escola de teatro onde moravam. Local que virou a sede do CECI e que permanece até hoje no mesmo endereço.

Desde o ano de fundação até o último festival, Helô relata que o primeiro Ceci em Cena foi o grande marco por ter sido o lançamento do evento. Segundo ela as apresentações do festival, que já aconteceram em outros locais da cidade, como Centro de Cultura e Teatro Ópera, tendem a ficar somente no próprio CECI, como aconteceu nessa oitava edição.

Heloisa avalia a oitava edição do festival de forma positiva e compreende que o evento integra outros objetivos além da apresentação cênica. “Eu percebi que o entusiasmo, o comprometimento e o trabalho dos professores e da equipe aconteceram desde a abertura até a finalização. Observei famílias e muito publico espontâneo que aproveitaram dessa atividade para também funcionar como um momento de encontro”, conclui a fundadora.

Kamila Dlugosz é estudante da escola CECI e se apresentou pela primeira vez na mostra teatral. “Foi uma experiência maravilhosa, a partir de agora com certeza será uma tradição pra mim. O Ceci é um lugar de pessoas apaixonadas por arte, então não seria diferente. A oitava edição teve todo tipo de público, peças inéditas e de diversos gêneros. E com certeza estarei participando das próximas edições”, afirma a aluna. Kamila relatou que além de atuar em peças do CECI em Cena acha importante acompanhar o trabalho dos colegas, assistindo outras peças.

Samuel Bertucci acompanhou o penúltimo dia de espetáculos, e assistiu a peça “Juiz de Paz na Roça” na semana do Festival. A peça que atraiu distintas faixas etárias é uma adaptação da peça de Martins Pena. “Gostei achei lúdica e acho importante assistir esse tipo de peça, intercalada com peças mais eruditas e reflexivas. Achei lúdico e leve”, avaliou Bertucci.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário