O tradicional Rodeio Crioulo

O 19º Rodeio Crioulo realizou, entre os dias 5 e 7 de abril, diversas atrações de cultura gaúcha, no Centro Agropecuário do Centro de Eventos. O evento foi promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a 2ª Região Tradicionalista do Paraná (MTG-PR) e com os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) de Ponta Grossa. Além das Provas de Laço, Prova de Vaca Doma 21 dias e Prova de Rédeas, o evento contou com apresentações artísticas, Alvorada Campeira, leilões e o almoço campeiro.

Por mais uma vez, o movimento foi grande e atraiu um público de diversas faixas etárias que frequentou o espaço e mostraram-se entretidos e satisfeitos com a produção, é o que afirma a dona de casa Ana Maria, 32. Para ela, no evento não faltaram opções “ tem bastante lojas, comidas e apresentações para qualquer idade”, defende. O evento também investiu na segurança. Na entrada o apoio da autarquia de trânsito para a entrada e saída de veículos e o movimento da rua, foi necessário. E em apenas alguns quilômetros do evento a polícia fazia “blitz” para o teste do bafômetro.

Na praça de alimentação e tendas, o evento dispôs de barraca de pastel, churros, kreps, espetinho, lanches, batidas, bijouterias e venda de roupas típicas. E o que não faltou foi diversão para as crianças, o parque de diversões com cama elástica, pula-pula e escorregador e as tendas de pescaria e brinquedos chamaram a atenção dos ‘baixinhos’. Mas a apresentação ficou para a banda Crioulo Batista & Grupo Cambicho. Com improvisações o cantor divertiu e encantou o público com falas engraçadas no ritmo gaúcho.

O traje é a identidade do tradicional rodeio, a roupa de prenda e o original traje do gaúcho, além do chapéu e bota de montaria, foi a escolha de muitos . A estudante de administração e descendente de gaúcho, Renata Ribeiro,22, conta que “a ideia do traje faz parte da participação do evento, o chapéu e a bota não podem faltar”,conta.

Renildo Ferreira, 49, participante do CTG Tropeiros, da cidade de Telêmaco Borba, estava presente e fala que o prêmio não é tudo. “Não participamos só pelo dinheiro, mas também pelo amor ao rodeio”, conta o montador. O orgulho de pai também não ficou de fora, Renildo feliz conta da vitória do filho que chegou a final na categoria individual.

O Rodeio Crioulo é um dos mais tradicionais rodeios gaúchos. É o evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, gineteadas, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal.

Reportagem de Mariana Okita

Nenhum comentário