Trabalho para além das portas da igreja

Durante os 496 anos de existência da Igreja Luterana, a partir da fixação das 95 teses de Martinho Lutero na porta da igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha, o culto luterano baseia-se no tripé Sola gratia, sola fide, sola scriptura, que em tradução do latim quer dizer ‘Somente pela graça, somente pela fé, somente pela escritura’, destacando o papel fundamental da figura divina e da Bíblia na instrução dos membros e doutrina da instituição.

Há mais de 50 anos em Ponta Grossa, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil conta hoje com 1.616 membros ativos na Cidade, dentre os quais 863 estão na Comunidade Evangélica Luterana Santa Cruz, no centro. Outros 753 membros dividem-se em quatro comunidades nos bairros. Além de um pastor atendendo o referido grupo, outros dois trabalham no Município.

Luterano ‘de berço’, Alberto Maier Bento diz sentir-se muito bem nos cultos, onde ouve pela Bíblia a ‘palavra de Deus’. Além disso, vê na igreja uma oportunidade de comunhão com pessoas que professam a mesma fé.

Fé esta expressa num culto cheio de significados, onde a leitura da Bíblia e os hinos – entre estes obras do compositor alemão e luterano Johann Sebastian Bach (1685 – 1750) – são elementos fundamentais que servem de apoio às mensagens do pastor Flávio Horlle, bacharel em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil, formado em 1991. Durante o culto, as crianças participam da Escola Dominical, uma espécie de culto infantil.

As mulheres, apesar de desempenharem papéis importantes em vários segmentos da igreja, inclusive em diretorias, não são admitidas no ministério luterano. Os pastores por sua vez, não praticam o celibato, e são, inclusive, aconselhados por Lutero – nos escritos do qual a igreja baseia grande parte de sua doutrina – a constituírem família.

Pastor em Ponta Grossa desde janeiro de 2008, Horlle é visto pelos membros também como um conselheiro e amigo. “No departamento de jovens ele sempre se mostrou participativo. É um ótimo conselheiro e um grande amigo”, sintetiza o jovem Vinicius Banik.

O pastor coordena – auxiliado por uma diretoria escolhida em assembleia pelos membros a cada biênio – a igreja, que dividida em departamentos específicos para jovens, senhoras e senhores, desenvolve várias ações sociais. O grupo de assistência social, comandado pelas senhoras da comunidade ampara 10 famílias ao longo do ano, que recebem cestas básicas durante esse período. A igreja ainda incentiva o cadastro dos membros no hemocentro de Ponta Grossa.

Comunidade Evangélica Luterana Santa Cruz

Rua Coronel Dulcídio, 1501, Centro

Horário dos cultos: domingos às 9h e quintas-feiras às 20h

Lugares de culto: manifestações religiosas nos Campos Gerais

série objetiva cartografar o cenário religioso dos Campos Gerais. O Cultura Plural pede a colaboração dos leitores, através do envio de sugestões de manifestações religiosas da região. O contato pode ser feito através do e-mail contato@culturaplural.com.br.

Igreja do Rosário e a Primeira Igreja Presbiteriana de Ponta Grossa já foram tema das reportagens do Lugares de culto.

Reportagem de Enrique Bayer

Nenhum comentário