A Casa de Artes Helena Kolody apresenta Shakespearience

Semana do Teatro e do Circoencerra suas atividades com a peça Shakespearience. A apresentação é uma adaptação de duas obras de Shakespeare, autor considerado o poeta nacional da Inglaterra. Macbeth e Hamlet são contadas pelos alunos de teatro da Casa. A peça inova através de um novo modo de interpretar essas histórias. Tudo começa com uma conversa entre os quatro atores em cena, contando suas perspectivas das obras. A iluminação é feita, na maior parte do espetáculo, com lanternas e auxílio de refletores azulados. A caracterização dispensa os suntuosos trajes, comuns em peças na qual são representadas a realeza. Ao invés deles, os atores usam camisetas pretas com as iniciais do personagem que interpretam para situar o público.

A peça conta as histórias de Shakespeare de forma não linear, e entre as interpretações dos textos do autor inglês, são feitas intervenções dos atores que retomam explicam certos trechos de forma descontraída, assim como representações com músicas e os jogos de luzes produzidos pela iluminação por lanternas, dando à peça um ar misterioso e dramático. A forma como o espetáculo foi montado, foi pensada especialmente para o público jovem. “No início a gente não achou que fosse funcionar com a ‘molecadinha’. Eu tive um certo cuidado, porque eu não quis deixar algo muito erudito”, afirma Emerson Rechenberg, responsável pela adaptação do texto  produção da peça.

Semana do Teatro e do Circo acontece todos os anos, e sempre com temáticas diferentes. Em 2013, o Teatro e Circo em Festa foi o que baseou os organizadores da semana. “Como esse ano o objetivo era atingir o público jovem, universitário, procuramos grupos que trabalham nessa área”, explica o técnico de atividades do SESC, Fábio Ansolin sobre a escolha dos grupos. De acordo com Fábio, a preparação para um evento desse porte começa um ano antes, e a sondagem dos grupos que participarão do evento ocorre três meses antes do início da Semana.

A peça que encerrou a semana foi elogiada pelo público. “Achei muito bom o espetáculo, gostei bastante, me surpreendeu”, diz a corretora de imóveis Karime Mendes. A peça contou com a presença de público de diversas idades e também jovens que fazem teatro na Casa Helena Kolody. A peça não é como as tradicionais peças de teatro, a forma como foi apresentada consegue envolver o público. “O Shakespeariense, junção de Shakespeare com experiência, veio justamete nesse sentido, a partir da montagem das cenas, querendo que fosse dinâmica”, afirma Emerson. O grupo se apresentou às 15h e ás 20h.

Reportagem de Rafaela Oliveira

Nenhum comentário