Alunos de Telêmaco Borba apresentam Os Saltimbancos

Envolvendo aproximadamente 200 estudantes, o Coral de Alunos da Rede Municipal de Ensino de Telêmaco Borba apresenta o musical infantil Os Saltimbancos. O espetáculo faz parte do ciclo de apresentações do grupo, que começou na terça-feira, 18, e vai até hoje, 20, para alunos das redes municipal e particular. O encerramento será nesta sexta-feira, 21, no Anfiteatro da Casa da Cultura, às 19h30, aberto à comunidade.

O musical está na quinta edição e é promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba em parceria com as escolas municipais. O objetivo é estimular as características artísticas dos participantes, principalmente nas áreas musical e teatral. A escolha pela peça Os Saltimbancos partiu da ideia de valorizar a obra de Chico Buarque de Holanda.

O Coral de Alunos teve início em agosto de 2005, sob coordenação das professoras Mariane Prestes de Miranda e Vanessa Quadros de Oliveira, e o acompanhamento instrumental do professor Zaqueu Banks. A ação visa potencializar o ensinamento musical dos alunos, desenvolvendo conhecimento principalmente sobre a música brasileira.

“As atividades com a música ampliam a cultura musical e desenvolvem a leitura, a escrita, o espírito de equipe, a criatividade, a coordenação motora, a socialização, a disciplina, a comunicabilidade e a sensibilidade, e também desperta a criança para um mundo prazeroso e satisfatório que facilita a aprendizagem e também a socialização”, explica a secretária de Educação, Cláudia Maria da Cruz.

Os Saltimbancos

O musical mostra a história de um jumento que, cansado de tanto trabalhar sem recompensas, decide fugir para a cidade desejando um emprego como músico. No caminho, encontra um cachorro desiludido com seu antigo dono, pois sempre estava atrelado às suas ordens sem nenhum tipo de reconhecimento.

O jumento, sensibilizado pela história semelhante, convida-o para segui-lo em direção à cidade. Em seguida, encontram uma galinha, que também fugiu de um malvado dono. Rapidamente, ela se junta à dupla sonhadora e, mais adiante, encontram uma gata que não suportava mais viver presa.

Embora nunca tenham estado numa cidade e muito menos saberem cantar ou tocar algum instrumento, têm suas próprias idéias a respeito. Nessa busca, nessa viagem rumo a seus sonhos e ideais, vivem várias aventuras, perigos e vitórias e descobrem que a verdadeira felicidade pode estar muito mais perto do que imaginam.

Reportagem por Eduardo Godoy

Nenhum comentário