Alunos do Instituto de Educação promovem I Festival de Poesias

A noite desta quinta-feira (22/08) vai marcar a história do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, de Ponta Grossa. Não é nenhuma grande inauguração de espaço físico, mas o começo de um novo tempo cultural para a escola.

Com iniciativa da professora Ingrid Schmidt, de Língua Portuguesa, o I Festival de Poesias do Instituto de Educação mobilizou todas as turmas do Ensino Médio e do curso de Formação de Docentes. Em média, 50 alunos irão homenagear o poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos em 19 de outubro de 2013, com teatralizações de poemas como ‘A manhã do morto’, ‘Operários em construção’, Hoje é sábado’, ‘Um beijo’, entre outros, além de algumas canções do ‘poetinha’ que viraram verdadeiros clássicos da música brasileira.

“Nosso maior objetivo é mostrar a cultura brasileira, valorizando cada detalhe da boa poesia e da boa música, que, infelizmente, estão quase perdidas. Além disso, podemos levar um pouco do teatro para a escola, uma arte que amplia muito a visão de mundo e ajuda em infinitas modalidades de ensino”, enfatiza a aluna Mariana Rogeski, do 4º ano do curso de Formação de Docentes e uma das organizadoras do evento, que tem entrada aberta à comunidade.

A ação já está se espalhando para outros cantos da cidade, com apresentações marcadas durante o II Festival Literário Internacional dos Campos Gerais (Flicampos, de 7 a 15 de setembro) e, provavelmente, na Caravana da Poesia (projeto do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa).

Mariana ressalta ainda a importância de atividades culturais no ambiente escolar. “Espero que tudo dê certo e que esse seja apenas o começo de uma nova geração que busca sempre por melhorias. Quanto mais conhecimento, maior é o resultado da Educação pra nossa sociedade, e a melhor maneira de fazer crescer é por meio da arte, pois ela liberta”, destaca a estudante.

Reportagem de Eduardo Godoy

Nenhum comentário