Amantes da cultura gamer e geek se misturam em ginásio de Ponta Grossa

O Encontro Retrogamer 2019, na sua 5ª edição, aconteceu neste sábado (07), das 9h30 às 18h30 no ginásio de esportes Cristianismo Decidido. O evento, direcionado a amantes da cultura gamer e geek, contou com expositores de videogames antigos, como o primeiro na história a se popularizar, chamado Pong, e videogames de última geração, com realidade virtual, chamados de RV. Os participantes, após enfrentarem uma fila, poderiam jogar à vontade.

Nas exposições havia livros geek a venda, área de luta de espadas, itens medievais, videogames antigos como fitas e consoles para comercialização e mapas para jogos RPG.

O estudante de História, Bernardo de Carvalho, de 18 anos, estava ajudando o irmão, Brendo Francis Carvalho, no stand de mapas de RPG. O irmão, que faz mestrado em Geografia, produz mapas e cartas de RPG, de fantasia e seu mapa para um jogo próprio chamado Kereato. Cada mapa é produzido a mão e Brendo comercializa mapas há cinco anos.

Bernando aproveitou para jogar, dos mais novos como o RV até Super Mario Kart. Ele, que faz um trabalho de pesquisa com videogames antigos na Universidade Estadual de Ponta Grossa, apreciou bastante o evento. “Para mim é uma questão de memória afetiva mesmo, uma nostalgia”. Bernando ainda destacou o cuidado que os organizadores tiveram com o espaço Cosplay, que é uma novidade no encontro.

O evento no ano passado não teve um espaço para Cosplay, mesmo assim, alguns visitantes foram caracterizados. A estudante de Publicidade, Letícia Martins, que já participou da edição passada comentou o assunto. “Fico muito feliz que o evento esteja crescendo porque neste ano eles levaram em conta os cosplays. Ano passado não havia esse espaço então fui com um cosplay mais simples”, relata. Letícia, que faz cosplay de diferentes personagens há três anos, demorou uma hora para a produção da Princesa Peach da franquia Mario. No início, ela conta que demorava três horas. Muitas pessoas pediam para tirar foto com ela, especialmente as crianças.

O grupo Retrogamers PG existe desde 2014 e reúne diversos interessados em videogames antigos. As duas primeiras edições do evento foram fechadas, apenas para participantes do grupo na casa de integrantes, mas aos poucos os eventos foram se tornando abertos e atraindo cada vez mais pessoas. Segundo a organização, eram de seis a dez expositores neste ano. Max Moura, participante do grupo e coordenador do evento deste ano, disse que o público superou as expectativas. “No evento que fizemos na rede social, só duzentas pessoas demonstraram interesse, mas já passaram bem mais do que isso por aqui hoje”. O ginásio de esportes Cristianismo Decidido estava lotado perto das 16 horas.

Max também comenta sobre a afetividade do grupo com os videogames. “É um resgate de memórias, é uma coisa que amamos viver porque com os videogames antigos voltamos a ser crianças”. A intenção do grupo é fazer uma nova edição em 2020.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário